Sessão solene na Assembleia Legislativa marca os 50 anos da UFMT

A proposta foi do deputado Wilson Santos (PSDB) e resgatou a história da instituição de ensino no desenvolvimento estadual

Em uma iniciativa liderada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou na tarde de quinta-feira (10), uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante a solenidade, foi debatida a importância da UFMT para o desenvolvimento sócio econômico de Mato Grosso. 

O primeiro reitor da UFMT, o médico Gabriel Novis Neves, foi um dos participantes homenageados e exaltou o histórico da instituição de ensino para o avanço social e profissional em Mato Grosso. 

"A UFMT cumpriu sua missão de expandir com qualidade o ensino superior formando quadros notáveis de profissionais que contribuíram para o desenvolvimento não apenas de Mato Grosso, mas de todo o Brasil", disse.

A ex-reitora Luzia Guimarães ressaltou a importância da instituição de ensino para a promoção da ciência, destacando os estudos atuais que visam a contribuição com o sistema de saúde pública. 

"A UFMT tem feito estudos relacionados ao coronavírus, esse inimigo invisível que tem abatido a humanidade, numa tentativa de contribuir com soluções para encerrar esse drama que estamos vivendo", reforçou.

O deputado Wilson Santos destacou que a UFMT é a única instituição de ensino superior em Mato Grosso que abrange ensino, pesquisa e extensão contribuindo para a expansão do conhecimento. "É o maior centro da intelectualidade de Mato Grosso com mais de 2 mil mestres e doutores e merece todo nosso reconhecimento", disse. 

Ainda participaram da solenidade o atual reitor Evandro Aparecido Soares da Silva, o ex-reitor Paulo Speller, os professores universitários Bolanger José de Almeida e Abilio Camilo Fernandes Neto. 

Histórico - Criada em 10 de dezembro de 1970 pela Lei 5.647, a Universidade Federal de Mato Grosso tem sua trajetória iniciada anterior a essa data, uma vez que se originou da fusão da Faculdade de Direito, criada em 1934, e do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, instituído em 1966.

A UFMT foi por muito tempo a única universidade federal no estado e chegou a ser também, durante um período, a única instituição de ensino superior em Mato Grosso. Atualmente, tem presença marcante no cenário socioeconômico e cultural, não apenas pela colocação no mercado de trabalho de milhares de profissionais graduados e pós-graduados, como também pelas suas atividades de pesquisa e extensão. 

Fonte: FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social