Escola em Cuiabá inicia o ano letivo de 2021 no modelo híbrido

A partir de 1º de março (segunda-feira), o Colégio Maxi retomará as aulas presenciais, que ocorrerão conjuntamente com as aulas online em sistema híbrido. Dessa forma, com a realização de rodízio de turmas, a escola se adequará às normas estabelecidas pela Prefeitura Municipal, que limitam a lotação das salas à metade do número de alunos. A providência é uma forma de garantir que as medidas de higiene e proteção dos estudantes possam ser implementadas, a fim de combater a disseminação da Covid-19, sem prejuízo na aplicação dos conteúdos.

A volta dos alunos vem sendo preparada já há bastante tempo pela escola, que inclusive conta com auxílio de uma das mais renomadas instituições da área de saúde do país. O diretor do Colégio Maxi, professor Carlos Leão, explica que foi feito um trabalho de preparação dos professores para que recebam os estudantes e os façam se sentir acolhidos. Em medidas diferentes, ambos sofreram e vêm sofrendo com a pandemia, seja pelo isolamento ou mesmo o adoecimento e a perda de familiares e pessoas queridas.

Nesse sentido, Leão acredita que o anúncio do retorno tenha trazido um novo ânimo aos alunos, que poderão rever professores, amigos e colegas, além, evidentemente, dos benefícios que as aulas presenciais trazem em relação ao formato online. Não é uma volta de todos os alunos ao mesmo tempo. Será um rodízio com até 50% do total de estudantes de cada turma em dias alternados.

Para que eles sejam efetivos, o Maxi conta com auxílio profissional, graças à parceria com a Consultoria Einstein, protagonista no enfrentamento à Covid-19 desde o início da pandemia. “A premissa do Einstein é: ‘a escola é um espaço seguro’. Então, para que essa premissa seja verdadeira, precisamos seguir todos os protocolos estabelecidos, como a triagem na portaria, medição de temperatura, questionário de síndrome gripal, utilização de máscara, álcool em gel. Tudo isso é para que a escola continue sendo esse espaço seguro”, reforça.Apesar de todos esses cuidados, o diretor salienta que o Maxi irá respeitar a decisão das famílias que não se sentirem confortáveis e/ou seguros em encaminhar seus filhos às aulas presenciais. Principalmente no caso dos jovens que pertençam aos chamados grupos de risco. O retorno, portanto, não será obrigatório e os estudantes poderão continuar participando das aulas virtuais, cujo início ocorreu já em 1º de fevereiro para Ensino Fundamental e Médio.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação