Secretaria Municipal da Mulher realizará capacitação multidisciplinar a 500 profissionais da Assistência Social

Equipe será orientada sobre a Lei Maria da Penha e atendimento para a mulher trans

A Secretaria Municipal da Mulher inicia capacitação no próximo mês a cerca de 500 profissionais que atuam perante à Assistência Social em Cuiabá. A atividade terá como pauta a Lei Maria da Penha, os tipos de violência, medidas de proteção que podem ser adotadas o atendimento à mulher. Um outro ponto será um trabalho formativo e de sensibilização dos servidores que atendem diretamente as mulheres trans.

Segundo a secretária titular da pasta, Luciana Zamproni, a atividade é um reforço para garantia de direitos da população. Ela explica que muitas vezes as mulheres trans ainda não conseguiram fazer a alteração do nome social e, mesmo com a lei em mãos, o nome social não é respeitado o que acarreta em transfobia.

“Queremos qualificar esses profissionais. Embora ela ainda possa ter o documento com o nome de menino, deve-se ter uma sensibilidade e chamá-la pelo nome social, mesmo que ainda não esteja no documento”, cita.

Zamproni reforça que a capacitação quanto ao combate à violência contra à mulher está inserida em uma política da gestão Emanuel Pinheiro que busca aprimorar substancialmente os serviços e capacitar os profissionais para atender as necessidades das vítimas. Cuiabá é uma das primeiras capitais do país a instalar uma pasta destinada a esse trabalho. Também é uma das primeiras do país a instalar uma unidade de acolhimento às vítimas de violência em uma unidade hospitalar, onde a mulher recebe atendimento psicológico e jurídico. Todas as iniciativas são organizadas e acompanhadas pela primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Segundo Márcia, durante todo o ano, a Secretaria da Mulher irá promover capacitações profissionais, para que os servidores consigam perceber essas vítimas. “Mesmo passando por um momento de pandemia, nós vamos oferecer para nossos colaboradores, palestras, habilitações internas, mobilizações. Tudo que possa humanizar e aproximar nossa gestão com a sociedade”, afirma.

Fonte: JULIA MILHOMEM BATISTA - Assessoria de Imprensa