Seduc realiza primeira entrega para climatizar 100% das escolas em MT

Secretário Alan Porto enfatizou importância de todos os profissionais da educação nas conquistas

Com a meta de climatizar todas as escolas estaduais de Mato Grosso até o fim de 2022, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, na manhã desta segunda-feira (1º), a primeira entrega de 364 aparelhos de ar-condicionado para 11 escolas estaduais de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), além de mobiliários. Os investimentos são do Programa Mais MT.

Hoje, o município possui três escolas estaduais que ainda precisam ser climatizadas, das 36 em atividade. Os prédios passarão por avaliação de uma equipe técnica da Seduc-MT ainda nesta segunda-feira e as adequações necessárias serão feitas até junho.

O ato de entrega foi realizado na Escola Estadual Professora Renilda da Silva Morais, no bairro Coophalis.

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto reforçou a importância da climatização na melhoria do ambiente escolar e, consequentemente, na qualidade do aprendizado.

“São grandes entregas que vão ajudar a melhorar o ambiente escolar e, com isso, a qualidade da aprendizagem. Os profissionais da educação merecem o melhor, assim como nossos estudantes, e o governo de Mato Grosso está proporcionando o melhor para toda a comunidade escolar”, disse.

A E.E. Professora Renilda Silva Moraes, que recebeu 46 aparelhos de ar-condicionado, tem aproximadamente 800 alunos matriculados e oferece do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A diretora da unidade, Simone Marques, assim como os representantes das outras escolas beneficiadas, afirma que as melhorias na unidade refletem na qualidade da educação.

“Em se tratando do clima que nós temos em Mato Grosso, nós sabemos que ar-condicionado não é algo dispensável. Tem tudo a ver com a melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. Com certeza vai ter influência sobre a parte pedagógica e melhorar a qualidade da educação em nosso Estado”.

Profissionais comprometidos

O secretário agradeceu o empenho e a perseverança dos profissionais da educação, afirmando que os investimentos acontecem porque lá na ponta há profissionais comprometidos com a causa.

“É preciso reconhecer o trabalho de todo mundo. Conheço as escolas de Rondonópolis e sei que essa luta pela climatização é antiga, uma luta de 10 anos. E todos foram muito perseverantes até aqui”, disse.

Alan Porto ainda elogiou o empenho dos servidores públicos da Seduc, ressaltando que uma boa gestão só se faz com uma boa equipe. “São guerreiros e gigantes que estão fazendo a diferença”.

Além dos aparelhos de ar, foram entregues também 40 cadeiras fixas almofadadas, 02 cadeiras longarinas, 930 conjuntos escolar aluno, 19 conjuntos professor, 57 conjuntos refeitório, 08 estantes dupla face, 14 fogões industrial e 04 computadores.

As escolas que receberam ar-condicionado nesta segunda-feira foram:

EE Antônio Guimarães Balbino – 30

EE Prof. Eunice Souza dos Santos – 28

EE Marechal Dutra – 32

EE Prof. Domingos Aparecido – 43

EE Sebastiana Rodrigues de Souza – 30

EE Ramiro Bernardes da Silva – 24

EE Joaquim Nunes Rocha – 36

EE Prof. Carlos Pereira Barbosa – 38

EE Prof. Maria Elza Ferreira Inácio – 32

EE Prof. Amélia de Oliveira Silva – 25

EE Prof. Renilda da Silva Morais - 46

Fonte: Andréia Fontes e Carolina Holland | Seduc-MT