Deputado articula derrubada de veto para garantir vacinação aos profissionais da educação

Governador Mauro Mendes reconheceu educação como atividade essencial, mas barra obrigatoriedade de imunização na rede pública

Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) declarou que vai se articular para a Assembleia Legislativa derrubar o veto do governador Mauro Mendes (DEM) a um trecho do projeto de lei (21/2021) que condiciona a retomada das aulas presenciais na educação pública somente após comprovada a imunização de todos os profissionais, o que engloba professores e técnicos.

O parlamentar revela que já manteve conversas com outros colegas e a sinalização é pela derrubada do veto.

“Já fiz uma consulta a vários deputados. Há um sentimento unânime pela derrubada deste veto que é a autorização que a Assembleia Legislativa deu para vacinar por completo os profissionais da educação. Nós aprovamos a voltas as aulas com a condicionante de imunização de todos os profissionais da educação. Nós vamos trabalhar para colocar em pauta”.

A sanção ao projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou na segunda-feira (10).

As atividades escolares em Mato Grosso foram reconhecidas como essenciais pelo governador Mauro Mendes (DEM), o que favorece a retomada das aulas presenciais de nível infantil ao superior.

Passam a ser consideradas essenciais as aulas nas esferas municipais, estaduais e federais, relacionadas a educação básica, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior.

Os estabelecimentos deverão atender com capacidade de 30% e garantir primeiramente o retorno presencial dos alunos que não possuem acesso à Internet em suas residências.

Também deverão ser cumpridas medidas sanitárias como obrigatoriedade da utilização de máscaras e uso constante de álcool em gel nas mãos, o distanciamento de 1,5m entre as carteiras/mesas das salas de aula bem como o escalonamento do horário de intervalo entre as turmas para evitar aglomerações.

Fonte: Rafael Costa - Assessoria de Imprensa