Tecnologia 5G chega a Mato Grosso e senador quer agilidade para todo Estado

Wellington Fagundes disse que 5G no campo representa “um casamento feliz entre a tecnologia de ponta na produção com a tecnologia de ponta em conectividade”

A tecnologia 5G já chegou a Mato Grosso. Inicialmente, em caráter experimentar, vai atender o agronegócio. Nesta terça-feira, 11, aconteceu a inauguração da primeira antena na área rural dessa nova geração de internet ultrarapida. O local escolhido foi a fazenda modelo do Instituto Mato-grossense de Algodão (IMAmt), em Rondonópolis, região Sudeste de Mato Grosso.

“Agora, vamos trabalhar junto aos organismos governamentais e no aperfeiçoamento dos regulamentos para que essa tecnologia possa ser estendida o mais breve possível a toda a população” – disse o senador Wellington Fagundes (PL-MT), líder do Bloco Parlamentar Vanguarda, para quem a conectividade representa “avanço na cidadania”.

O senador mato-grossense participou do ato ao lado da ministra Tereza Cristina Dias, da Agricultura, e de Comunicações, Fabio Farias. Deputados e senadores ligados à Frente Parlamentar da Agricultura também estiveram presentes no ato.

Instalada pela fabricante Nokia, a antena permite o sinal de internet em alta velocidade a partir de uma transmissão gerada pela própria estrutura. A partir da conexão em 5G, drones, chips, GPS e equipamentos como tratores poderão entrar em ação e enviar informações sobre comportamento e saúde do animal e manutenção de condições climáticas da lavoura, por exemplo.

Segundo o senador Wellington, o 5G no campo representa “um casamento feliz entre a tecnologia de ponta na produção com a tecnologia de ponta em conectividade”, que deverá ofertar “imensas possibilidades de avançar o desenvolvimento econômico e humano”.

A tecnologia, que promete conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo deve funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022, conforme edital aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029.

A ministra Tereza Cristina destacou que o governo federal trabalha para que a tecnologia 5G chegue a todos os brasileiros. “Esse leilão [das frequências de operação da nova geração de internet móvel] vai bombar para que essa tecnologia seja democratizada, chegue a todos. Com certeza, isso vai trazer melhoria no social, ambiental e na produtividade do agro brasileiro. Isto é o início de uma estrada do que virá para o futuro do agro brasileiro”.

“O 5G vai fazer que o nosso agro vai crescer 20% a mais, em média, e este leilão está muito próximo de acontecer. O 5G é um dos eventos mais importantes que ocorrerá nesse Governo do Jair Bolsonaro e demonstra a preocupação deste governo com esse setor que alavanca a nossa economia”, ressaltou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Demandas global

De acordo com o CEO da Nokia Brasil, Ailton Santos, a conectividade será fundamental para a missão do Brasil de atender a crescente demanda global por alimentos nos próximos anos. “O mundo precisa do Brasil”, afirmou. Já o diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, Paulo Humberto Gouvêa, destacou que implantar a tecnologia 5G se trata de um projeto de país e que a empresa está investindo para que o acesso do serviço esteja disponível em todo o país.

O presidente da Associação ConectarAgro, Gregory Riordan, disse que a instituição irá contribuir para integração entre agentes do setor com o objetivo de levar internet a mais propriedades rurais e a geração de novos negócios no agro.

Fonte: Assessoria