MAIO AMARELO - Detran-MT celebra Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

A data reforça a importância de algumas atitudes como o respeito aos limites de velocidade e aos pedestres

Nesta quarta-feira (05.05) comemora-se o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante. E, apesar da cortesia no trânsito ser um dever de todos, a data reforça a importância de algumas atitudes como respeitar os limites de velocidade, as vagas especiais de estacionamento, a prioridade do pedestre em especial em relação ao uso da faixa de segurança para a travessia, manter livre as calçadas e rampas de acesso, os motoristas manterem a distância de segurança dos demais veículos e reduzirem a velocidade ao passar por um ciclista.

“Essas são algumas atitudes importantes e simples no nosso dia a dia para que possamos manter a harmonia e segurança no trânsito para todos”, destacou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

O objetivo do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante é sensibilizar o motorista sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes e proteger a sua vida e a de terceiros.

Maio Amarelo

O movimento internacional Maio Amarelo já está acontecendo e é uma das ações que visam promover a conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Este ano a campanha traz o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.

O objetivo é promover a empatia em prol da preservação de vidas no trânsito, trazendo mais consciência e harmonia para um trânsito com mais respeito e responsabilidade.

A campanha envolve o poder público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar em torno dessa luta toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

Este ano, assim como no ano passado, em razão das restrições impostas pela situação de pandemia, as ações da campanha serão de forma digital, para evitar aglomerações.

Fonte: Lidiana Cuiabano | Detran-MT