Cidadania e direitos da comunidade LGBTQIA+ serão tema de evento on-line promovido pela OAB-MT

Em alusão ao Dia Internacional do orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, a Ordem dos Advogados do brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio de sua Comissão da Diversidade Sexual, promove na próxima terça-feira (29) o Webinar “Diversidade: cidadania e direitos”. O evento on-line é realizado em parceria com a Companhia Cena Onze, o Coletivo Vambora e a Caixa de Assistência aos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT) e tem início às 19h, pelos canais do Youtube da OAB-MT e do Cine Teatro Cuiabá, com acesso gratuito.

O webinar contará com três painéis que, segundo o presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-MT, Nelson Freitas, trarão um debate crítico sobre a realidade enfrentada pela comunidade LGBTQIA+ com o intuito de sensibilizar o maior número de pessoas sobre a valorização da diversidade e a importância das pautas de sexualidade e gênero.

“Muito mais do que falar sobre o Direito, queremos trazer à tona o cenário de nossa cidade, do estado e do país no que diz respeito às nossas pautas. Este é um debate de forte impacto social, que precisa ser abraçado por todo a sociedade. A comunidade LGBT toma a frente, mas toda a sociedade precisa assumir sua responsabilidade no combate à homofobia”, reforçou o advogado.

Programação – O primeiro painel terá como tema “Análise jurídica do atual cenário enfrentado pelo cidadão LGBTQIA+” e será formado pelo presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-MT, Nelson Freitas Neto; a advogada, professora universitária e diretora-geral da Parada da Diversidade de Mato Grosso, Thais Brasil; e o secretário do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH) da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), tenente-coronel Ricardo Bueno.

O segundo painel tratará dos “Estudos de gênero e sexualidade”, com a vice-presidente da comissão da Diversidade Sexual da OAB-MT, Kamilla Teischmann; o pesquisador e mestrando em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brendhon Andrade; e o advogado, mestrando em Direito pela UFMT e membro da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-MT, Leonardo Gama.

Já o terceiro painel, intitulado “Orgulho por quê?”, debaterá os avanços sociais da comunidade LGBTQIA+, com participação do presidente do Conselho Regional de Psicologia 18ª região, Gabriel Pereira; a coordenadora geral da Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá e primeira mulher trans inscrita na OAB-MT, Daniella Veyga; e o fundador do Grupo Livre-Mente e da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), Clóvis Arantes.

Apresentações artísticas da cantora e compositora Luisa Lamar; do produtor do coletivo MT Queer, Elton Martins; e do ator e produtor Wender Patrick completam a programação. A atividade é realizada com apoio do Cine Teatro Cuiabá, do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS), do Conselho Regional de Psicologia 18ª Região (CRP18), do Grupo Livre-Mente e do Instituto Brasileiro de Direito da Família de Mato Grosso (IBDFAM-MT).


Fonte: Assessoria de Imprensa OAB-MT