Farmacêutico fala sobre o perigo com as drogas

Amanhã (26.06), se comemora o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas Ilícitas e mesmo vivendo um grande caos social, motivado pela pandemia do coronavírus, devemos continuar realizando discussões sobre esse tema com a sociedade.

O farmacêutico, Fabrício Caram reforça que a data possui a intenção de combater o tráfico de entorpecentes e conscientizar as pessoas sobre o perigo com que as drogas ilícitas agem contra a sociedade, atingindo milhares de famílias, principalmente, os jovens, que representam a faixa etária mais suscetível a experimentá-las, ora por curiosidade, ora por influência de amigos, grupos sociais, entre outros.

O Relatório Mundial de Drogas das Nações Unidas, mostra que cerca de 269 milhões de pessoas, de 15 a 64 anos, usaram drogas no mundo em 2018 – aumento de 30% em comparação com 2009. Além disso, mais de 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos associados ao uso de drogas.

O farmacêutico ressalta que o uso e o tráfico de drogas são ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico. “Entender os riscos e as consequências negativas da utilização das drogas é essencial para criar estratégias de prevenção da dependência química”.

O uso de drogas é uma das maiores causas de morte de jovens no mundo e pode deixar graves sequelas a longo prazo. A prevenção pode reduzir os números drasticamente, mas primeiro é preciso entender qual é o cenário atual do uso de drogas na juventude.

Fabrício destaca que a adolescência é a faixa etária de maior vulnerabilidade para a experimentação e o uso abusivo de drogas, e os motivos que levam ao aumento do uso dessas substâncias são diversos. Alguns fatores podem estar relacionados a essa fase da vida, na qual são comuns a sensação de onipotência, ou seja, sentir que tem poder para fazer o que quiser e a necessidade de desafiar a família e a sociedade buscando novas experiências.

A falta de políticas efetivas para controlar, alterar e, principalmente, prevenir o uso de drogas em todo o mundo provoca o aumento do uso na juventude. Isso acaba colocando em risco a integridade social, física e mental dos adolescentes. O estímulo externo e social acaba por agravar a situação e encoraja o consumo, que muitas vezes é excessivo.

Antes mesmo da publicação do relatório, o UNODC já havia alertado em abril de 2020 sobre a importância de garantir tratamento às pessoas com transtornos relacionados ao uso de drogas, inclusive no período de pandemia, uma vez que esse público pode ter imunidade comprometida e frequentemente têm acesso limitado a recursos básicos, tornando-se mais vulnerável às complicações relacionadas à COVID-19.

Fonte: Soraya Medeiros - Assessora de imprensa