Moradores do Jardim Renascer recebem mudas e orientações de plantio do Verde Novo

O quintal da dona Enedina Rodrigues de Carvalho ganhará sombra e flores de ipês, graças a doação 'delivery' do Projeto Verde Novo. Ela foi uma das moradoras do Jardim Renascer que recebeu mais uma ação de distribuição de mudas de árvores nativas e frutífera. A disponibilização das mudas foi promovida na manhã de sábado (26 de junho) e é uma ação do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental da Capital.

O assessor do Juvam, Sérgio Saviolli, explicou que a nova metodologia de disponibilização de mudas permitiu uma análise do local onde as árvores serão plantadas. "Por conta da pandemia da Covid-19 tivemos que nos reinventar. Antes concentrávamos a distribuição em um ponto específico, uma praça, um parque. Mas não tínhamos como saber onde essas mudas seriam replantadas. Agora que estamos no delivery conseguimos visualizar a área, o terreno e podemos assim orientar melhor quais espécies são adequadas. Isso evita que árvores de grande porte, por exemplo, sejam plantadas em locais com rede elétrica", ponderou Sérgio.

Dona Enedina, reclamou a equipe do Verde Novo que não tinha sombra dentro do seu terreno e de pronto foi orientada de quais espécies poderia levar. "Quer coisa melhor que sombra e flores? Aqui na minha calçada não tem espaço para plantar, nas no meu quintal tem. Vou levar ipê rosa, amarelo e um oiti pra dar sombra. Deus abençoe esse projeto que sai doando plantinhas pela cidade", comentou.

Já diarista Renata Pereira comentou que levará as mudas para sua casa no bairro Salvador Costa Marques e que muito além do simples plantio ela quer ensinar a filha sobre a importância das árvores. "Tenho um terreno bem grande, para cplantar flores, sobra e a goiaba que eu adoro. Acho muito importante que as crianças tenham esses exemplos, pois a cidade vai crescendo e o desmatamento também. Por isso é legal termos essa consciência de plantar arvores”, disse.

O carro de som saiu na frente anunciando a passagem da van do Juizado Volante Ambiental (Juvam Cuiabá) e os moradores interessados solicitavam as mudas e a equipe do Verde Novo deixava as espécies nas calçadas e davam as orientações sobre onde e como plantar.

Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.

Até hoje o Verde Novo realizou quase 430 ações e foram distribuídas e plantadas cerca de 119 mil mudas em diversos pontos de Cuiabá.

Confira AQUI outras informações sobre o Projeto Verde Novo.

Fonte: Ulisses Lalio/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT