Pessoas de 18 a 49 anos sem comorbidades já podem se cadastrar para vacinação; agendamento será realizado de acordo com o número de doses dos faltosos

Ao todo são 256 mil pessoas no grupo, que serão agendadas aos poucos

A Prefeitura de Cuiabá abriu na manhã desta terça-feira (29) o cadastro para o grupo de 18 a 49 sem comorbidades. À princípio apenas o cadastramento está aberto e as agendas serão liberadas de acordo com as doses das pessoas que agendaram e não compareceram aos polos de vacinação. Após 48 horas as vagas serão disponibilizadas e os faltosos voltarão para o fim da fila. "A minha luta é para garantir que toda nossa população seja imunizada. A gestão não mede esforços, mas dependemos do recebimento de novas doses", explicou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira explica que o agendamento será realizado à medida que sobrarem as doses de quem faltar na data que estava agendado e de acordo com o percentual de pessoas de cada grupo. “Temos cerca de 256 mil pessoas entre 18 e 49 anos. Dividimos em grupos de 45 a 49, 40 a 44, 35 a 39, 30 a 34, 25 a 29, 20 a 24 e 18 a 19 anos. Cada grupo desse corresponde a um percentual da população e vamos agendar levando-se em conta esse percentual”, comentou Valéria.

Por exemplo, considerando que um dia faltem 2 mil pessoas, após 48 horas essas vagas serão disponibilizadas. O grupo de 18 a 19 anos corresponde a 5,6% da população de Cuiabá, então 5,6% das 2 mil doses será destinada a esse público. Outro exemplo: o grupo de 45 a 49 anos corresponde a 10% da população, então 10% das doses dos faltosos serão disponibilizados para eles. Depois que acabar os grupos prioritários, que estão no Plano Nacional de Imunização, as doses serão todas destinadas aos grupos por faixas etárias.

É muito importante que as pessoas entendam que não serão agendadas rapidamente. Temos 256 mil pessoas para serem agendadas, e como vamos liberar a agenda para um pequeno percentual de cada faixa etária o tempo de espera vai ser longo, tanto pelo número de pessoas, quanto pelo número de doses que recebemos a cada remessa. Por isso pedimos que as pessoas tenham muita paciência e que consultem seus cadastros regularmente, de preferência à noite”, concluiu a coordenadora.

Cadastro

Para se cadastrar, é necessário entrar no site cadastro.vacinacuiaba.com.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional. Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.

Em Cuiabá, há cinco polos de vacinação: Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.

OBSERVAÇÃO: MUITA ATENÇÃO AO PREENCHER O CADASTRO PARA ESCOLHER O GRUPO CORRETO.

Fonte: ROBERTA PENHA - Assessoria de Imprensa