PONTOS TURÍSTICOS - Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho

Lá do alto, a Igreja Bom Despacho pode ser vista atrás do matagal do famoso Morro do Seminário. Ela é resultado de uma tentativa de cópia da Catedral de Notre-Dame de Paris. Foi edificada em 1918, sob a antiga Capela do Bom Despacho, e construída pelo Conde Manoir, falecido durante a execução da obra.

Com traços da arquitetura neogótica, a fachada original de tijolos expostos tem uma história curiosa. Ao contrário dos que imaginam ser proposital, Robinson Araújo conta que sua estética era resultado de uma obra paralisada por denúncias de utilização de verbas públicas para Igreja Católica, durante o governo de Dom Aquino – onde também residia quando capela. Sua fachada externa e ornamentação interior só foram concluídas durante o governo de Blairo Maggi, perdendo a característica.

Em 2004, o templo que estava há aproximadamente uma década fechado passou por restauração, resgatando sua pintura original, vitrais, ornamentos, pisos e instalações. Em 2014, foram reconstruídas as figuras do ápice das torres, trabalhos de reboco e pintura foram feitos, e uma nova cobertura de telhas metálicas substituíram as de cerâmica, descaracterizando o imóvel de forma significativa.

As missas no local são realizadas às segundas-feiras, às 7h e 18h30, de terça à sexta, às 7h e 16h, aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, 11h e 17h.

Fonte: Ednilson Aguiar/Olivre