Vereador Eduardo Magalhães homenageia Ministra Damares Alves com Moção de Aplausos

A Moção de Aplausos foi realizada durante encontro para discutir a implantação de projetos do Ministério, na capital

O vereador por Cuiabá, Eduardo Magalhães, presidente do Republicanos no município, entregou nesta terça-feira (22), em Brasília, a Moção de Aplausos para Damares Alves, Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

De acordo com o parlamentar, que é presidente da Comissão de Amparo à Criança, ao Adolescente, ao Idoso e às Pessoas com Deficiência: “a homenagem foi realizada durante o encontro, no qual buscamos parceria junto ao Ministério, em relação aos programas federais nas áreas da criança, mulher, família, juventude, idoso, pessoa com deficiência, da igualdade racial e outros”.

O vereador afirmou ser fã do trabalho prestado por Damares, e se lembrou de um trabalho social realizado por ela, em parceria com o ex-deputado federal Vitor Paulo, no qual minha vida e de meus familiares foram modificadas.

“O que a senhora tem feito pelas famílias brasileiras tem sido fenomenal. Então lhe entregamos essa singela homenagem”, pontuou Eduardo.

A Ministra agradeceu a Moção de Aplausos, e ressaltou a importância do reconhecimento. “Isso nos anima, e nos fortalece. Somos perseguidos, criticados, incompreendidos, então quando chega uma homenagem como essa, isso nos fortalece”.

Damares Alves

Nascida no Paraná em 1964, mudou-se para o Nordeste aos seis anos de idade, onde veio a morar nos estados da Bahia e Alagoas. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos, e em Pedagogia pela Faculdade Pio X.

Educadora, advogada, assessora parlamentar e defensora dos direitos humanos, tornou-se em meados da década de 80 uma das fundadoras do Comitê Estadual de Sergipe do Movimento Nacional Meninas e Meninos em Sergipe, que tem como principal função social a proteção de crianças e adolescentes.

Ao final dos anos 1990, Sra. Damares chamou a atenção para a questão do infanticídio nas aldeias indígenas junto ao Congresso Nacional. Passou assim a ser conhecida por intermediar o resgate de crianças que seriam mortas por motivos diversos, como deficiência, crianças gêmeas, filhos de mães solteiras, mulheres primogênitas.

Foi responsável pela redação da Lei Muwaji, que visa proteger crianças indígenas rejeitadas por tribos que correm risco de sofrer infanticídio. O nome da lei é uma homenagem a uma índia Suruwahá, que abandonou seu povo para salvar uma filha deficiente, com paralisia cerebral.

Como Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos tem se notabilizado pela defesa dos direitos da Mulheres com a implementação de várias unidades da Casa da Mulher Brasileira.

Fonte: Stephanie Romero - 220 Assessoria de Imprensa