Prefeitura e Senar promovem capacitação de produtores do Aguaçú para operação de patrulha mecanizada

A formação faz parte das atividades do Agro da Gente e integra o programa Pra Frente Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico promove um curso para capacitação de produtores rurais da região do Aguaçú. Cerca de 15 pessoas, indicados por lideranças locais irão aprender a pilotar patrulha mecanizada. O curso será ministrado pelo Senar gratuitamente, de 05 a 09 de julho, utilizando equipamento do Executivo Municipal. A formação faz parte das atividades do Agro da Gente e integra o programa Pra Frente Cuiabá.

“Valorizar a população do campo é um compromisso da minha gestão. Com o Agro da Gente e os demais eixos do programa Pra Frente Cuiabá, estamos apostando na nossa gente, investindo em capital humano para desenvolver nossa Cuiabá de forma unificada, campo e cidade”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O curso de operação de patrulha mecanizada será conduzido pelo Senar, parceiro da Prefeitura de Cuiabá em capacitação no campo. Cerca de 15 pessoas, residentes nas comunidades da Mineira e Marcolana. Como atividade prática, a turma vai limpar uma área de 30 hectares da região do Aguaçú, pertencente ao Município.

“Existe uma demanda reprimida, pois temos uma quantidade pequena de pessoas que sabem pilotar de forma correta esses equipamentos. E com o curso vamos suprir essa demanda, diminuindo custos de manutenção desse maquinário, porque o Senar vai ensinar aos produtores a maneira correta de operar, vamos diminuir também os custos com mão-de-obra, pois não será necessário contratar outras pessoas para realizar o serviço e também, aqueles que desejarem poderão fazer desse conhecimento uma fonte extra de rendimento”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Dentre as ações que O Agro da Gente é um dos cinco eixos do programa Pra Frente Cuiabá, que vai desenvolver o fortalecimento da agricultura familiar, promover a qualificação técnica na produção do campo, incentivar as atividade da agroindústria, além de fomentar às cadeias produtivas do leite, peixe, frango e frutas, legumes e verduras.

Ações de infraestrutura, mobilidade urbana, fomento na geração de empregos, na produção do campo, resgate do turismo e valorização da cultura cuiabana se interseccionam para construir uma cidade cada vez mais sustentável, tecnológica, planejada e que proporcione qualidade de vida aos seus habitantes.

No Pra Frente Cuiabá, a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor. O programa abarca cinco principais ações, já anunciadas: Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Cuiabanco e Agro da Gente.

Fonte: NAIARA LEONOR - Assessoria de Imprensa