CULINÁRIA - Café Quebra Torto

A HISTÓRIA

Em 1864 a 1870 o Brasil, Uruguai e Argentina entraram em Guerra contra o Paraguai, foram suspensas as navegações pelos rios Paraguai, Cuiabá e Paraná. Sem condições de adquirir alimentos e produtos de fora, os cuiabanos tiveram que consumir somente o que cultivavam. O arroz era produzido às margens do Rio Cuiabá e se criava gado. Desse isolamento surgiram alguns pratos típicos da região, como a carne com arroz, denominada ‘Maria Izabel’, e a carne com banana verde, o furrundú e outras iguarias. Ou seja, o cuiabano utilizou dos insumos que possuía para formar sua gastronomia.

O QUE É

É um café da manhã tipicamente pantaneiro, comum nas fazendas de Mato Grosso do Sul. É composto por ingredientes que seriam mais comuns em um almoço bem-servido. Conhecido em todo território mato-grossense, recebendo em alguns lugares o nome de “almocinho”, todavia, a composição é sempre rica e saborosa.

O quebra torto como refeição do pantaneiro é servido geralmente bem cedo entre 4:00 e 5:00hs da manhã e tem como base o arroz carreteiro, ovos e farofa. Já o café quebra torto que é servido nos hotéis e pousadas da região é servido das 8:00 as 10:00hs com mais requinte e variedades de pratos.

Fonte: Comitiva Gastronômica