PADRÃO INTERNACIONAL - Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso a possuir acreditação internacional Qmentum

A recertificação com o selo Diamante do Programa ‘Qmentum International IQG’, uma das mais importantes metodologias internacionais de acreditação hospitalar, ocorreu na última sexta-feira (20.08).

O Hospital Santa Rosa, de Cuiabá, acaba de ser certificado novamente com o selo ‘Diamante’ do Programa de Acreditação Qmentum International IQG, uma das mais importantes metodologias internacionais de acreditação hospitalar no mundo. O Santa Rosa, pertencente ao grupo Santa, terceiro maior grupo hospitalar do País, continua sendo o único hospital em Mato Grosso a possuir a acreditação.

O Qmentum International se destaca por ser um programa mundial de excelência e acreditação em saúde, e o único de formato global. Atualmente, é utilizado em mais de 40 países e tem como base o Programa Canadense de Acreditação e Segurança do Paciente (Accreditation Canada International). No Brasil, o IQG – Health Services Accreditation é a instituição responsável pela implantação da metodologia, que visa estimular a melhoria contínua dos cuidados oferecidos aos pacientes.

As avaliações foram realizadas por uma equipe de auditores experientes, que realizaram o processo durante os dias 19 e 20 de agosto. A auditagem baseia-se em referências mundiais, e para validação é analisado um conjunto composto por nove dimensões, que passam por elementos como Governança, Prevenção e Controle de Infecção, Segurança Ocupacional, Assistência Farmacêutica, Preparação para Emergências e Desastres, Serviços Laboratoriais, de Imagem, de Clínica Médica, Assistência Obstetrícia, Cuidado Centrado no Paciente e Família, entre outros.

O diretor executivo do Hospital Santa Rosa, Danilo Brito, ressaltou que o principal diferencial dessa acreditação é assegurar aos profissionais e usuários um padrão de excelência nos processos, oferecendo mais segurança e qualidade no atendimento aos usuários.

“Agradecemos o empenho de todos os coordenadores das unidades médicas, do nosso corpo clínico, da equipe de enfermagem e das equipes do operacional. Receber essa acreditação internacional reflete a preocupação que temos com a melhoria contínua dos processos e rotinas para a segurança do paciente, levando em consideração uma das características mais marcantes do nosso grupo: o cuidado centrado no paciente. Essa conquista nos mantém num patamar de excelência e continuaremos investindo nesse sentido”, declarou Brito.

Com mais de 57 anos de história, o Grupo Santa possui sede no Distrito Federal, cinco unidades hospitalares e uma unidade avançada, sendo o maior grupo com capacidade hospitalar na região Centro-Oeste. Administra desde 2020 o Hospital Santa Rosa, em Cuiabá – o maior da capital, com mais de 170 leitos.

Fonte: Pamela Muramatsu
Dialog - Assessoria de Imprensa Hospital Santa Rosa