SOLIDARIEDADE - Deputado realiza “Dia D de Coleta Voluntaria de Sangue”

Paulo Araújo mobiliza colaboradores e amigos para doação de sangue

As doações de sangue em Mato Grosso tiveram queda de 25% no ano passado de acordo com dados do MT Hemocentro. O estoque está acabando e a falta de doadores coloca em risco a vida de milhares de pacientes em todo o estado.

A partir desses dados na próxima terça-feira (14), o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas), irá realizar o “Dia D de Coleta Voluntaria de Sangue”, onde estará mobilizando seus colaboradores e amigos, a doarem sangue, num grande ato de solidariedade. A iniciativa se deu pela necessidade e escassez do estoque do banco de sangue do MT Hemocentro devido o período de pandemia.

“Só quem já teve um parente ou um amigo na fila de uma cirurgia esperando por uma doação de sangue sabe o quanto é importante à doação de sangue. Estou junto com o MT Hemocentro tentando convencer mais pessoas a doarem sangue, já que uma única doação pode salvar até quatro vidas”, disse Paulo Araújo.

A servidora Gabriela Grando destacou que sempre que pode realiza a doação e que é muito gratificante poder ajudar. “Independente da pandemia, existem pessoas que dependem da nossa doação de sangue. É gratificante poder ajudar o próximo neste momento”, relatou à servidora.

Já o servidor José Célio irá doar pela primeira vez e destacou que a campanha realizada no gabinete do deputado Paulo foi um estímulo para tomar a iniciativa. “Sempre quis doar, aproveitei o engajamento dos colegas do gabinete para agendar a minha doação”, afirmou José Célio.

Em Mato Grosso, as doações para o MT Hemocentro deverão ser agendadas como forma de evitar aglomeração e prevenir a disseminação da Covid-19. Por medida de segurança aos profissionais e doadores, o banco de sangue atende somente dez pessoas por hora durante a pandemia.

Agendamento - As doações ao MT-Hemocentro podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624 e no novo sistema de agendamento, que está disponível neste link: mthemocentro.saude.mt.gov.br .

Fonte: NAJYLLA NUNES / Gabinete do deputado Paulo Araújo