Caged: IPF-MT constata que estoque de postos de trabalho estão desatualizados

Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT) expõe um equívoco nos dados do Novo Caged, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com relação ao estoque de postos de trabalho no estado. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, até agosto de 2021, existiam apenas 63.975 vagas preenchidas no grupamento de “Administração Pública, defesa, Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais”, enquanto a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ano-base 2019, traz um estoque de 158.918 somente de servidores estatutários.

No mês de setembro, a Fecomércio-MT relatou, em ofício, a inconsistência dos dados ao IBGE e, em resposta, o chefe de Gabinete do ministro de estado de Trabalho e Previdência, Leandro Barbosa de Lima, destacou que “o Novo Caged, assim como o Caged, não contemplam todas as categorias de trabalhadores, portanto os números apresentados não serão similares aos captados por outros sistemas”.

Diante dessas informações, o diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, relata que o novo Caged, por si só, não pode ser utilizado como base real para demonstrar o perfil atualizado do emprego, por provocar uma distorção da realidade mato-grossense. “A Rais está mais bem construída, mas infelizmente, não temos como obter dados atualizados dela”, ao se referir ao ano-base disponibilizado pelo órgão, que é de 2019.

O documento que comprova esta distorção e que tramita no Ministério do Trabalho e Previdência (MTE) traz outras inconsistências. Pelo fato de nem toda empresa declarar o eSocial, o que limita os resultados executivos do novo Caged, e mesmo buscando outros sistemas, como Caged e Empregador Web, ainda assim não representa a totalidade de vínculos empregatícios ativos no estado.

Apesar de a base de dados da Rais contemplar uma abrangência maior que as do novo Caged, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a falta de dados atualizados do IBGE. “A Federação se utiliza dessas informações para fazer análises e municiar a imprensa que, consequentemente, informa a população, entretanto, os dados de 2019 não refletem a realidade atual das vagas de trabalho”.

Ainda segundo a Rais, no ano-base de 2019, foram registrados um total de 868.521 vínculos ativos (estoque) no estado de Mato Grosso. Para o Grupamento Administração Pública, defesa, Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais foram 218.003 postos de trabalho, sendo que 158.918 eram do tipo estatutário e que não constam no novo Caged.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa Fecomércio MT