Presidente do Judiciário recepciona e inicia aula magna para acadêmicos de Direito da UFMT

A presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, recepcionou e inaugurou a aula magna dos acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A exposição foi promovida na manhã desta segunda-feira (25 de outubro) do auditório Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, transmitida via Youtube e inaugurou a semana de acolhimento dos calouros.

A desembargadora narrou sua trajetória acadêmica e profissional até alcançar o atual posto de chefe do Poder Judiciário. “Nessa palestra contei minha história, que sou egressa do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que estudei na mesma instituição que eles e da qualidade de ensino a que terão pela frente”, frisou a magistrada.

Além disso, a presidente enviou um recado valioso aos estudantes do curso de Direito: “Procurei demostrar aos acadêmicos a beleza que é a profissão que escolheram, as várias trajetórias as quais eles podem seguir. Ou seja, trilhar rumo à magistratura, ou ao Ministério Público, a Defensoria Pública, a advocacia e outros ramos do Direito. Também alertei que independente da profissão que optarem seguir, terão de manter ininterruptos os seus estudos. Caso contrário serão engolidos pelos profissionais que tratam a vida como um eterno aprendizado”, concluiu.

O diretor da Faculdade de Direito da UFMT, Carlos Eduardo Silva e Souza disse que a semana de acolhimento é importante, pois dá a oportunidade dos ingressantes conhecerem todas as possibilidades de formação e crescimento ofertadas pela UFMT. “Estamos profundamente gratos a essa Corte de Justiça e esse grande Tribunal de Justiça que é representado pela desembargadora Maria Helena, por nos oportunizar essa experiência. Trata-se de um evento do Centro Acadêmico que nesse ano além dos novos alunos, também está sendo dirigido aos demais alunos que já ingressaram na academia no ano anterior. Essa oportunidade é rica e de grande valia a todos os nossos alunos”, comentou.

A cerimônia também contou com a palestra do professor Valério de Oliveira Mazzuoli. Em sua fala, o jurista explicou que os estudos dos acadêmicos da UFMT estão sendo bancados pelo povo brasileiro e que isso precisa motivar uma entrega a altura. “O recado que lhes passo nesse momento é que se preparem para um mundo novo. Se os acadêmicos passarem a ter essa visão hoje, certamente sairão transformados da faculdade. Hoje quem tem sucesso é quem abriu a cabeça. Todos nós da academia desejamos que vocês sejam juristas do terceiro milênio e que saiam com mentes internacionalizadas”, propôs.

Por fim, o presidente do Centro Acadêmico, Yuri Roger Thompson Bernardes, disse que o evento é imprescindível para aproximar o professor do aluno. “Durante a pandemia nós não tivemos esse contato e o professor e aluno não puderam se privilegiar desse caminho de mão dupla, onde um aprende com o outro. Além disso, encontros como esses são pontes que constroem as relações de confiança entre docente e discente”, analisou.

Fonte: Ulisses Lalio - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT