Secretarias de Saúde e da Mulher realizam blitzes para alertar sobre importância da prevenção contra o câncer de mama e câncer de colo do útero

Servidores realizarão blitzes nos dias 13, 22, 29 e 30, em pontos estratégicos como a Avenida Dom Bosco, Praça 8 de Abril e Parque das Águas, com faixas e distribuição de panfletos

Em uma parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Mulher, a Prefeitura de Cuiabá iniciou, na sexta-feira (8), uma série de blitzes que irão ocorrer ao longo do mês, em alusão ao Outubro Rosa, para levar informação e conscientização às mulheres sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero. A primeira blitz ocorreu na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), nos semáforos em frente ao Shopping Pantanal e ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT).

Antes da primeira blitz, a secretária de Saúde, Suelen Alliend, reuniu todos os servidores que atuam na sede da pasta para reforçar a necessidade de que todos estejam empenhados na campanha. “Em uma soma de esforços que o prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro determinaram, a Secretaria de Saúde está abraçando a causa e os servidores estão todos engajados, desde a atenção básica até a terciária, envolvendo também as parcerias com o SESC e com a Unic, que estão agregando através de coletas de CCO e mamografias, e com a Secretaria da Mulher, nas blitzes e demais atividades que estamos realizando”, disse.

Conforme o coordenador técnico de Ações Básicas da SMS, Marcel Gandra Lemos, a ideia das blitzes é mostrar para a população a importância de fazer o autoexame e buscar atendimento médico assim que detectada qualquer anormalidade, uma vez que o câncer tem mais chances de cura quanto mais cedo começa o tratamento. “É um prazer muito grande para nós estar conscientizando a população, conscientizando as mulheres a buscar o tratamento precoce porque esse tratamento precoce salva vidas e é fundamental para a recuperação, caso encontre algum problema. O câncer de mama e o câncer de colo uterino são dos que mais matam mulheres no Brasil, então essa campanha é de suma importância”, afirmou.

A diretora executiva da Secretaria da Mulher, Vera Wender, destacou que a atenção quanto ao câncer deve estar presente todos os dias do ano, mas que no Outubro Rosa, os olhares de toda a sociedade se voltam com mais intensidade para o tema e que, diante disso, a pasta está realizando ações como as blitzes e um ciclo de palestras nas unidades básicas de saúde e outros locais. “O câncer de mama e de colo do útero hoje são tratáveis, então, tudo é uma questão de informação. E a gente está aqui pra isso. Todos unidos trabalhando em conjunto para fazer a mulher a refletir, bem como o homem também para que possa encaminhar sua esposa, suas filhas. A Secretaria da Mulher está aqui para, de uma maneira especial, como foi sonhado pela primeira-dama, cuidar das mulheres”, ressaltou.

Abordada pela blitz na Avenida do CPA, a técnica em Contabilidade, Janaína Araújo, 42, contou que tem o hábito de fazer seus exames preventivos, com exceção desse período de pandemia. “A saúde vem em primeiro lugar. Sem isso não somos nada. O resto a gente corre atrás. Eu acho muito importante porque tem mulheres que infelizmente não correm atrás, mas não é brincadeira, é uma coisa séria. O câncer judia da gente, então tem que se cuidar. Eu já perdi amigas, então eu vi o sofrimento delas pouco a pouco e vi o quanto é importante a gente se cuidar. E olha que elas se cuidaram e mesmo assim aconteceu, então todo cuidado é pouco”, relatou.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle e prevenção ao câncer de mama. Nesse período, as Secretarias Municipais da Mulher e de Saúde realizarão as blitzes nos dias 13, 22, 29 e 30, em pontos estratégicos como a Avenida Dom Bosco, Praça 8 de Abril e Parque das Águas, com faixas e distribuição de panfletos informativos. Além disso, durante todo o mês, a carreta Saúde da Mulher, do Serviço Social do Comércio (SESC) está estacionada no SESC Arsenal fazendo um mutirão de exames de Papanicolau e mamografia para intensificar a retomada dos serviços, que ficaram suspensos durante a pandemia de covid-19.

Fonte: ELLY SILVA - Assessoria de Imprensa