Semob promove curso gratuito de atualização para mototaxistas e taxistas

"A ideia é proporcionar esse curso de maneira menos onerosa. Também vamos tratar sobre as reivindicações desses dois setores", comentou o secretário de Mobilidade Juares Samaniego

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) promoveu nesse sábado (9), um curso de atualização para permissionários e condutores do transporte individual de passageiros de táxi e mototáxi. O curso é obrigatório para a atividade no município de Cuiabá e os temas aplicados foram: relacionamento interpessoal, qualidade no atendimento ao cliente, protocolo sanitário Covid-19, primeiros socorros, direção defensiva , mecânica básica, elétrica básica, legislação de trânsito e transporte.

A aplicação do curso pelo município atende a uma determinação do prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, que, sensibilizado com a categoria, uma das mais prejudicadas na pandemia, autorizou a Semob a realizar o curso aos permissionários.

"A Legislação Municipal tanto de táxi, moto táxi, van escolar , necessita de alguns de cursos de capacitação. E nesses quase dois anos de pandemia foi muito difícil para essas categorias se manterem no mercado. Esses cursos são oferecidos nas autoescolas e na rede privada de ensino. Por isso, a Semob atendeu a demanda da categoria para fazer esse curso aos regulados, para que eles possam de forma gratuita realizarem esse curso. A ação é uma parceria junto com os sindicatos dos mototaxistas e taxistas. A ideia é proporcionar esse curso de maneira menos onerosa. Também vamos tratar sobre as reivindicações desses dois setores", comentou o secretário de Mobilidade Juares Samaniego.

O diretor de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, Nicolau Jorge Budib, explica que as aulas são aplicadas pelos próprios servidores da Semob e também por servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). "Terá aula de legislação de trânsito, sobre o Código de Trânsito Brasileiro, que recentemente sofreu algumas alterações e debateremos outros temas. Vamos fazer em duas etapas, com 10h de aula para atender a legislação municipal. No próximo sábado dia (16) será concluído o curso", comentou.

O taxista Vanderlei Neves da Silva, conta que anualmente realiza o curso e ressalta a importância da reciclagem sobre os temas ligados ao trânsito. "Esse curso é interessante e há muitos anos, nós, taxistas, fazemos esse curso de capacitação. É bom para melhorarmos a cada dia mais, afinal, são 27 anos que estou atuando nesse ramo", disse.

Já o Renato Neves da Silva, que atua como mototaxista há 15 anos, cita que, no pós-pandemia, é necessário realizar capacitações para reaquecimento do setor. "Sendo um curso gratuito é melhor ainda. Porque está difícil para o meu setor, a demanda caiu demais", conta.

O diretor da Secretaria do Sindicato dos Taxistas de Cuiabá (Sintac), Robson Mota Portela, fala sobre a importância de qualificar o setor. "A gente chegou ao entendimento que em todas as áreas o trabalhador tem que se qualificar. E hoje, neste curso da Semob, o conhecimento vai melhorar a qualidade dos nossos serviços prestados. E consequentemente melhora os ganhos para todos", concluiu.

Fonte: FERNANDA LEITE - Assessoria de Imprensa