Cetur-MT: Conselho apresenta projeto para retomada do turismo de eventos em Cuiabá e VG

A Fecomércio-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da federação (Cetur-MT), recebeu autoridades públicas de Cuiabá, de Várzea Grande e do estado para apresentar o ‘Projeto de Retomada do Turismo de Eventos da Região Metropolitana Cuiabá e Várzea Grande Pós-Covid’. O projeto, que foi desenvolvido pelo Instituto Inca (Inclusão, Cidadania e Ação), recebeu recursos por meio de emenda parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

O coordenador do projeto, Jaime Okamura, explica que a ação visa captar empresas interessadas em realizar eventos na região. “Nós queremos “vender” não somente a região metropolitana de Cuiabá, mas todo o estado de Mato Grosso para as empresas interessadas em realizar eventos e negócios. A participação do poder público nesta reunião é para mostrar que todos podem se beneficiar dos efeitos do turismo no estado”.

Entre as ações propostas pelo projeto, está a criação de material gráfico, além de audiovisual, que possibilite apresentar as potencialidades turísticas da região metropolitana de Cuiabá e do estado, assim como a realização de palestras e consultorias especializadas na capacitação, organização e captação de eventos.

O deputado estadual Carlos Avallone, que participou da reunião, destacou as ações realizadas pelo setor com foco na retomada das atividades após o forte período da pandemia da Covid-19. “Assim como ocorreu na Expo Solar Cuiabá, primeira feira de negócios na capital após a crise pandêmica, este projeto apresentado hoje deve contar com o apoio dos agentes públicos dos municípios para ajudar na retomada das atividades comerciais do setor”.

Já o presidente da Associação da Região Turística Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande (Astur-MT), Luis Carlos Nigro, também falou da importância de o poder público participar das ações relacionadas à cadeia produtiva do turismo, em especial ao apoio do parlamentar nos eventos apresentados pelo setor. “O deputado fez e ainda faz a diferença nas soluções dos problemas enfrentados pelo nosso setor, contribuindo de forma significativa na retomada do setor turístico. É essencial a participação dos nossos representantes nas diferentes esferas de governo em ações relacionadas ao turismo e, assim, ajudar na retomada de todas as atividades econômicas”.

Para o secretário de turismo da capital, Oscarlino Alves, a classe empresarial e as entidades ligadas ao setor têm recebido atenção especial por parte do governo municipal na retomada das atividades. “Estamos contribuindo com as entidades ligadas ao turismo para permanecer ativos neste período de pandemia. Podem continuar contando com a Prefeitura de Cuiabá para levar o máximo de informação da capital para contribuir com este projeto”.

Para confirmar este apoio, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, lembrou do projeto ‘Festa na Praça’, realizado em parceria com o Sesc e Senac de Mato Grosso em praças da capital, que leva arte e cultura à população. “Esta é uma das muitas ações que realizamos visando o fortalecimento do setor. Desde que assumimos a federação, temos nos dedicado às demandas do turismo no estado, incentivando, dando apoio e intermediando discussões com gestores públicos, já que o setor foi um dos mais afetados pela pandemia”, ressalta.

A reunião contou, ainda, com a participação da presidente do Cetur-MT, Alcimar Moretti; do diretor regional do Sesc e Senac em Mato Grosso, Carlos Rissato; do superintendente da Fiemt, Mauro Santos; do presidente das Federações das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves; e de representantes da secretaria adjunta de turismo de Mato Grosso, do Sebrae-MT e do trade turístico no estado.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Comunicação Fecomércio-MT