Fecomércio-MT divulga pesquisa sobre a intenção de compras para o Natal

O Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), divulgou, nesta quinta-feira (16), a pesquisa sobre a intenção de consumo dos mato-grossenses para o Natal de 2021 e revelou que 68% dos entrevistados pretendem fazer compras neste período. O levantamento, que foi feito entre os dias 10 e 15 de dezembro, foi realizado com 333 pessoas, sendo 46,5% do interior e o restante da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

Segundo o diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, os resultados são positivos, apesar de o momento de incerteza na economia. “Mesmo com ameaças, como juros altos e inflação, a expectativa do consumidor mato-grossense é bastante alta para esse Natal”, destacou Munhoz.

De acordo com a pesquisa, 72% dos entrevistados têm boas expectativas de compras e 21% excelente. Apenas 7% afirmaram estar com a expectativa ruim para o período de compra, em virtude da conjuntura econômica do país.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou que, historicamente, a movimentação no comércio sempre tem aumento significativo para o período. “Esta data é a melhor para o comércio, visto que o setor se beneficia com as festas de fim de ano. Boa parte do 13º salário do trabalhador será direcionado para o consumo”, disse Wenceslau Júnior.

A preferência de compra dos entrevistados será em lojas de rua (46%) e dos shopping centers (44%), e tem roupas como principal item de compras, seguido de calçados e eletrônicos.

Dos que declararam que não irão realizar compras natalinas, a maioria alegou questões econômicas, onde 33% disseram passar por dificuldades financeiras, 16% por estarem desempregados e outros 38% preferem economizar.

O valor médio para as compras de Natal desse ano é R$ 420,00 por pessoa. Quase a metade dos entrevistados (49%) declararam que pretendem gastar mais que no ano passado, 38% disseram gastar menos e apenas 13% gastaram a mesma coisa.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa Fecomércio-MT