Profissionais da educação fazem balanço e planejam ações para 2022

O encontro, o primeiro presencial desde o início da pandemia, reuniu equipes gestoras das unidades e representantes da Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da rede pública municipal de ensino e gestores da Secretaria Municipal Educação se reuniram para avaliar as ações e planejar o Ano Letivo 2022. Após vários encontros de trabalho online, esta foi a primeira reunião gerencial presencial desde o início da pandemia. Todas as medidas de biossegurança foram cumpridas, como distanciamento físico, uso de máscaras e álcool 100%.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, a secretária adjunta, Débora Marques Vilar, a diretora de Gestão Educacional, Mabel Strobel e a diretora Administrativa e Financeira, Silene Ticianel conduziram a reunião realizada na segunda-feira (13) com a participação de representantes de todos os setores do órgão, diretores, coordenadores pedagógicos e secretários das unidades educacionais, totalizando cerca de 500 pessoas.

Na abertura do encontro, a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado agradeceu a participação dos profissionais e o trabalho realizado junto aos estudantes durante a pandemia. Falou sobre as expectativas com o resultado da Prova Cuiabá, avaliação da proficiência, realizada entre os dias 30/11 e 03/12, por estudantes do 1º ao 9º Ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião a gestora falou também sobre o encaminhamento ao legislativo municipal da mensagem do prefeito Emanuel Pinheiro com a proposta do texto da nova da Lei Orgânica, cumprindo uma promessa feita pelo gestor aos profissionais da educação.

“Este é o momento de alinharmos as informações, avaliarmos as ações realizadas durante um ano tão desafiador como foi 2021, em razão da pandemia e de discutirmos e planejarmos os projetos e ações consideradas prioritárias e que deverão ser implementadas pela gestão Emanuel Pinheiro em 2022. Mesmo durante os momentos difíceis que vivemos nesses últimos quase dois anos, a Educação em Cuiabá continua avançando e, vamos avançar muito mais buscando sempre a valorização dos nossos profissionais e a formação integral dos nossos estudantes”, disse a secretária Edilene Machado.

Sobre o programa de reequipamento das unidades educacionais, a Coordenadoria Técnica Administrativa apresentou um relatório de solicitações atendidas em 2021. Foram 3.023 equipamentos de escritório e pedagógicos, computadores e aparelhos de ar condicionado, entre outros, encaminhados as unidades educacionais.

A Coordenadoria Técnica de Infraestrutura apresentou relatório das 25 obras em execução, de construção e a manutenção das unidades educacionais.

Ações previstas

Durante a reunião gerencial também foi apresentada a proposta da Semana Pedagógica 2022. O evento marca o início do ano letivo na rede pública municipal de ensino e será realizado entre os dias 24/01/2022 a 4/02/2022, quando acontecerá a Aula Inaugural.

Para 2022 estão previstas a entrega de mais 200 mesas tablets antes do início das aulas para unidades da rede totalizando 250 equipamentos entregue, sendo 50 deles (já entregues em novembro deste ano) para as unidades que possuem salas multifuncionais e os demais para outras unidades da rede. Também implementados 36 laboratórios didáticos móveis, uma novidade na rede pública municipal de ensino e, os kits de material escolar e de uniforme, para 100% dos estudantes matriculados e de material pedagógico, dos Programas de Alfabetização Cuiabano (ProAC), de Melhoria da Proficiência (PROMP), entre outros.

Fonte: MARIA BARBANT - Assessoria de Imprensa