Apresentações culturais emocionam público e marcam programação de entrega do Dutrinha

A última noite da programação de comemoração dos 70 anos do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, e da entrega da obra do complexo esportivo foi marcada de muita emoção. Homenagens, apresentações culturais, show de luzes e queima de fogos foram algumas das atrações que marcaram a última sexta-feira (4). A programação especial foi realizada pela gestão Emanuel Pinheiro por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

“Uma grande festa para Cuiabá com a entrega do Dutrinha e com essa programação especial em comemoração aos 70 anos desse estádio que é o templo do futebol mato-grossense pelo seu passado, pelo que representa no presente e o que vai representar no futuro. A população cuiabana recebe com muita alegria sabendo de toda a importância para a história do nosso futebol”, disse o secretário Aluízio Leite.

Durante a solenidade, o prefeito Emanuel Pinheiro homenageou 70 pessoas com uma medalha e certificado de honra ao mérito pela colaboração no futebol mato-grossense. "Fizeram a apaixonante história da inesquecível geração de ouro. Por aqui desfilaram a genialidade do maior jogador de todos os tempos, Pelé e tantos outros craques regionais, nacionais. Homenageamos também os nossos fanáticos torcedores cuiabanos, marcando esse dia memorável de 70 anos do Dutrinha. Faço das minhas palavras um protocolo perpétuo de paixão, reconhecimento e orgulho do nosso templo do futebol", destacou o prefeito.

E para deixar a festa ainda mais linda, foram realizadas diversas apresentações culturais. Entre elas, a do grupo Piano Gente, que encantou o público com um repertório que inclui Jazz, MPB, Pop, música clássica e Rasqueado. “O Piano Gente é um projeto que visa democratizar esse instrumento tão democratizado levando o piano a diversos pontos da Capital e aqui na reinauguração do Dutrinha não poderia ser diferente. Esse é um evento marcante e histórico para a população de Cuiabá, marca a minha vida como músico, como cuiabano, filho da terra e como um ex-atleta porque eu também jogava aqui, então, é uma honra estar aqui”, afirmou Dario Scherner, do Piano Gente.

As apresentações de siriri roubaram a atenção do público trazendo a essência da cultura cuiabana para dentro do templo do futebol mato-grossense. “Cuiabá está recebendo um presente dessa gestão fantástica do prefeito Emanuel Pinheiro, esse era um dos sonhos do povo cuiabano. O Dutrinha precisava desse olhar com carinho e o prefeito fez esse trabalho lindo. É uma honra ter os grupos folclóricos da cidade participando desse momento histórico, é uma alegria imensa estar aqui e o dia de hoje vai ficar marcado para sempre em nossas vidas”, declarou a coordenadora do grupo Flor Ribeirinha, Edilaine Domingas.

A programação ainda contou com apresentação da banda do Corpo de Bombeiros e com uma linda homenagem aos times Cuiabá Esporte Clube, Mixto, Dom Bosco e Operário de Várzea Grande. Além de uma participação artística com um holograma do rei Pelé, show de luzes e queima de fogos.

HISTÓRIA

Fundado em 1952, o Estádio Eurico Gaspar Dutra foi o palco central do futebol mato-grossense até a inauguração do Estádio Governador José Fragelli, o Verdão, em 1976. O Dutrinha, como é carinhosamente chamado pelos cuiabanos, é sem dúvida o local de grande identificação dos clubes de futebol da baixada cuiabana, a exemplo do Mixto, Dom Bosco e Operário, que viveram grandes momentos de suas histórias no estádio.

A estrutura pertence à Prefeitura de Cuiabá desde julho de 2011. Entre 2010 e 2014 foi o principal estádio de Mato Grosso devido a demolição do Verdão para dar lugar a atual Arena Pantanal. Em 2021, chegou ser cedido, temporariamente, à Confederação Sul-Americana de Futebol e foi utilizado como centro de treinamento das seleções que participaram da Copa América.

Desde sua construção, essa foi a maior obra de reestruturação já executada no local. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

Fonte: EMILY MAGALHÃES - Assessoria de Imprensa