Unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá retomam atividades do ano letivo

Mais de 55.200 mil estudantes estão recebendo os Kits Escolares e a partir da segunda quinzena de fevereiro os uniformes

Mais de 55.200 mil estudantes matriculados nas 170 unidades da rede pública municipal de Educação de Cuiabá estão retornando às salas de aulas nesta segunda-feira (7). De acordo com a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, as aulas estão sendo retomadas em 2022 da mesma forma como terminaram no ano passado, ou seja, 100% presenciais, respeitando os protocolos de biossegurança.

Na Escola Cívico Militar Cuiabana (ECIMC) Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte, no bairro Coxipó, com cerca de 400 estudantes, a movimentação começou cedo. Os estudantes chegaram acompanhados pelos pais e foram encaminhados para o ginásio onde foi feita a acolhida. Na unidade, assim como nas demais da rede pública municipal, os pais ou responsáveis deixam os filhos no portão, é verificada a temperatura e todos utilizam máscaras.

Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira, no bairro Araés, os mesmos protocolos. Houve poucas ausências no período da manhã segundo contou a diretora Adair Nery da Cruz.

Os estudantes não continham a alegria de rever amigos e professores e, foram surpreendidos com a entrega do Kit Escolar. Para João Gabriel, Teresa e Bruno a surpresa de receber os cadernos, lápis, borracha, apontador, régua, lápis de cor, a garrafinha de água, mochila, superou qualquer ansiedade.

“Tenho cadernos, lápis, borracha. Estou muito feliz. Gostei de tudo”, disse Teresa.

Já João Gabriel fez questão de dizer que ‘a saudade maior era dos amigos e da professora”, disse ele. E mostrou deu material novo. “Muito bonito”, disse ele.

Kit Escolar e Uniforme

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, reforçou para os pais que esta semana todos os estudantes estarão recebendo os materiais escolares. “Estaremos a partir desta segunda-feira e durante toda esta primeira semana de aula entregando o Kit Escolar composto por cadernos, lápis, lápis de cor, régua, cola, borracha, apontador, mochila e outros itens além dos squeezes. Todos os 55.200 estudantes matriculados na rede pública municipal receberão seu material escolar, de acordo com a etapa de ensino”, disse Edilene Machado.

Os Kits Escolares já chegaram em Cuiabá e estão sendo entregues nas unidades educacionais há duas semanas.

Em razão da logística, as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), foram as primeiras a receberem os kits.

A EMEB Ana Tereza Arcos Krause, localizada no bairro Jardim Industriário II, atende 761 estudantes. “Na unidade, os 1º, 2º e 3º Anos já receberam os Kits Escolares. A entrega do material continuará a ser feita durante toda a semana”, disse a diretora Olinda Gonçalves de Almeida Dias.

Em relação aos uniformes a entrega, também para 100% dos estudantes matriculados, será feita a partir da segunda quinzena do mês de fevereiro.

A secretária aproveitou para reforçar as orientações e medidas de biossegurança, que devem ser seguidas. “Somente os estudantes e profissionais entram nas unidades para que possamos manter o ambiente o mais seguro possível. Todos profissionais e estudantes antes de entrar nas unidades fazem a verificação de temperatura. As escolas possuem dispenderes de álcool 70% e, é obrigatório o uso de máscaras”, disse Edilene Machado.

Fonte: MARIA BARBANT - Assessoria de Imprensa