ASSEMBLEIA GERAL - Credores aprovam plano de recuperação judicial do grupo Santa Izabel

Assessoria

As empresas Santa Izabel Agropastoril e Veterinária Agroboi tiveram o plano de recuperação judicial aprovado nesta quinta-feira (24.02), após assembleia geral de credores. O grupo atua no ramo agroindustrial e vem enfrentando dificuldades financeiras desde 2014.

O Plano de Recuperação Judicial aprovado em assembleia e com a participação de 71,43% dos credores, foi conduzido pela advogada Paloma Orrigo Ribeiro Leite, do escritório Mestre Medeiros. Na assembleia, foram apresentados os meios de recuperação que serão empregados pelo grupo para preservar sua atividade empresarial, obtendo os recursos necessários para honrar as suas obrigações vencidas e vincendas declaradas.

Um deles é a possibilidade de financiamento DIP ou “Debt in Possession”, que consiste em um empréstimo a uma empresa durante o período de recuperação judicial e tendo como garantia aos investidores dois terrenos quadrados e um veículo. A advogada Paloma, representando as empresas recuperandas, também deixou assegurado que fica autorizado a aplicação de valores diretamente ao fluxo de caixa das empresas, caso haja saldo disponível de uma ação de Dissolução Parcial da Sociedade que tramita na justiça.

“Além de manter empregos em estrito cumprimento a sua função social e visando, principalmente em angariar capital para fomentar a atividade empresarial, fabricando e comercializando rações para as Regiões Norte de Mato Grosso e Sudoeste do Estado do Pará, adquirindo novos produtos veterinários, produtos químicos de uso no setor de agropecuária”, diz trecho da ata da assembleia, presidida por Luiz Alexandre Cristaldo, da Zapaz Administração Judicial.

HISTÓRICO - No pedido, que tramita na 3ª Vara Cível de Sinop, o grupo informou que a empresa Santa Isabel teve início das atividades em 1998 no ramo da indústria e comércio de rações, atuando com vendas no atacado e fornecendo diretamente os produtos para toda a região norte do Estado e sudoeste do Estado do Pará. Já a empresa de veterinária Agroboi Comércio e Representação de Produtos Agropecuários Ltda foi fundada em janeiro de 2013, com o objetivo de atender o comércio varejista dos referidos produtos e rações produzidos pela empresa Santa Isabel. A Agroboi contava com 15 funcionários para atender Sinop e toda a região e 8.625 clientes cadastrados.

Nos autos, as recuperadas explicam que a Agroboi nasceu em período de crise financeira no Brasil, e, em 2014, com as dificuldades no mercado, as empresas começaram a sentir forte crise sobre o comércio, que foi agravada pelo aumento da concorrência. Houve mudança na administração das empresas, que chegou a passar por uma auditoria tendo indícios de desvios de recursos por parte de um ex-sócio. Diante desse contexto, para resolver o problema financeiro, chegaram a fazer empréstimos junto às instituições bancárias. Mas, ainda assim não conseguiram honrar com os seus compromissos.

Fonte: Stephanie Romero - 220 Assessoria de Imprensa