Hospital Geral de Cuiabá realiza mutirão de cirurgias de hérnias e vesículas

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) realizará no próximo sábado (12.02), um novo mutirão de cirurgias para correção de hérnia e retirada da vesícula biliar. A ação visa atender os pacientes que aguardam pelos procedimentos na fila da Central de Regulação SUS-MT.

De acordo com o diretor clínico, Dr. Antônio Raimundo Figueiredo Filho o objetivo é diminuir a demanda reprimida: “A previsão é de que 16 pacientes que já estão na fila de espera para estas cirurgias sejam atendidos".

A médica cirurgiã do aparelho digestivo, Dra. Michelli Daltro explica que a hérnia é um defeito nos músculos do abdômen que permite que o intestino ou uma porção de gordura passe através dele. Essa cirurgia é indicada para o tratamento de tumorações na região inguinal ou umbilical que causa obstrução (ou “estrangulamento” da hérnia). A cirurgia de retirada de vesícula é a indicação mais comum, pois a presença de cálculos na vesícula (coleltitíase ou colecistolitíase), mais conhecida como pedra na vesícula.

Vale ressaltar que é essencial a pessoa ficar atenta aos sintomas que indicam que algo está errado com a vesícula, e que podem ser: cólicas abdominais, inchaços na região da barriga, náuseas, vômitos, tontura, olhos amarelados, além de dor aguda.

De maneira geral, a cirurgia da vesícula biliar é um procedimento simples, que dura, em média, 40 minutos, dependendo do grau de inflamação e complexidade da cirurgia. O pós-operatório consiste no repouso e na ingestão de alimentos leves e que podem ser digeridos de forma fácil. O ideal é seguir à risca as recomendações do médico.

Fonte: Soraya Medeiros - Assessora de imprensa