Volta às aulas: alunos de Cuiabá são recepcionados com ação de plantio e distribuição de árvores

Pensando nos novos desafios e mirando o futuro, o projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso, ouviu o chamado da Escola Estadual André Avelino Ribeiro e recepcionou os alunos com uma ação de plantio, conscientização e distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado. A ação foi realizada na segunda-feira, dia 7, retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino.

Ao todo foram plantadas dez árvores no pátio e distribuídas 1.000 mudas aos pais e responsáveis que foram levar os jovens. Esse foi o caso da dona Áurea Benevides de Campos, avó de uma das alunas. “Hoje trouxe minha neta para o primeiro dia de aula e observei que estavam doando essas mudas. Não pensei duas vezes e já peguei a minha. Nós precisamos de mais verde para nossa cidade”, pontuou.

Thomas Antônio, de 15 anos, não parou um minuto enquanto a equipe do Verde Novo preparava a ação de distribuição das mudas. Ajudou a fazer os berços para o plantio e a separar as mudas por espécies. “Estou muito contente por termos recebido esse pessoal do Verde Novo, nossa escola terá mais sombra e quanto mais árvores melhor. Vou ajudar no que puder, porque sei que essas mudas vão crescer e nós poderemos ter um espaço melhor para brincar, ficar de conversa e aprender”, falou o aluno.

A parceria entre o Verde Novo e a Escola nasceu de uma conversa entre ex-alunos. Rayane Leticia Silva e Natália Isabela Campos explicaram de onde surgiu a ideia do plantio. “Queríamos deixar uma marca no colégio que a gente estudou por tanto tempo. No final do ano passado reunimos nossa turma e comentamos sobre o projeto, que vimos pela internet. A direção concordou e nós então voltamos aqui hoje para deixar nossa pequena marquinha ao plantar essas árvores. Os novos alunos vão poder curtir essa sombra e quando passarmos por aqui saberemos que esse é um pedaço da gente”, comentaram.

A ação foi dividida em três momentos diferentes: o da conscientização, do plantio e o da distribuição. O assessor do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Sérgio Saviolli, destacou a importância do projeto para a capital e falou durante uma breve palestra sobre as consequências da falta de árvores na cidade. “O projeto Verde Novo foi pensado e estruturado em um tripé que trata exatamente o que estamos fazendo aqui hoje. Nessa palestra estamos alertando e trabalhando a conscientização, lá fora nós mostraremos como se faz. E depois, nós contaremos com a ajuda e colaboração da comunidade que levará as mudas e fará o plantio”, destacou.

A professora de biologia, Eneida Kato, reiterou a relevância da ação para o início do ano letivo. “Nosso objetivo principal é recepcionar nossos alunos com um ano letivo cheio de vivências e novas experiências. A conscientização sobre o plantio de árvores é uma delas e nós buscaremos, com essa ação, falar sobre sustentabilidade e de como deixar o ambiente mais acolhedor, por meio da arborização urbana”, contou.

Além da palestra do Verde Novo, representantes dá área de sustentabilidade do Shopping Pantanal, que são parceiros do projeto, falaram sobre o tema aos alunos. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América, do Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas e é desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde.

Fonte: Ulisses Lalio - Coordenadoria de Comunicação da presidência do TJMT