Novos 14 médicos especialistas concluem Residência no Hospital Santa Rosa

O Hospital Santa Rosa realizou, na noite desta segunda-feira (21.02), a cerimônia de formatura de novos médicos especialistas, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT),em Cuiabá. Quatorze profissionais receberam o certificado de conclusão do Programa de Residência em clínica médica, anestesiologia, cardiologia, ecocardiografia, neurocirurgia, cirurgia básica, cirurgia geral, radiologia e diagnóstico por imagem.

Com 22 anos de história, o Programa de Residência Médica do Hospital Santa Rosa já formou 118 médicos especialistas em diversas áreas, sendo a cirurgia geral a primeira especialidade implantada.

O diretor executivo da unidade, Danilo Brito, destacou a relevância que o programa tem para o hospital e para o Grupo Santa, rede proprietária do Santa Rosa. “Nós temos muito orgulho dos residentes que formamos e a prova é a permanência de vários deles em cargos de coordenação ou como preceptores. Atualmente, temos oito médicos em cargos de relevância no hospital, oriundos do nosso Programa de Residência”, destacou Brito.

O programa de residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Para sua execução, a instituição de saúde deve ser credenciada ao MEC e possuir uma Comissão de Residência Médica, a COREME. O programa é cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade e pode ter duração de dois a cinco anos, dependendo da especialização.

Fundador e coordenador do Programa de Residência Médica e da COREME do Hospital Santa Rosa, Cervantes Caporossi enalteceu a importância da turma de novos especialistas, formados dentro da pandemia da Covid-19. “Em meio a um cenário de inúmeros desafios, tivemos que nos reinventar. Ao mesmo tempo em que tínhamos que abrir leitos de UTI, remodelar rotinas e fluxos de atendimento, encontramos novas formas para ajustar a rotina dos cursos dentro do hospital. E nossos residentes estiveram na linha de frente, salvando milhares de vidas, fazendo a diferença. Com certeza, hoje vocês carregam essa bagagem e nós temos muito a agradecer”, frisou o médico.

O médico-residente em Neurocirurgia, Ronan Arnon Camilo de Anchieta, discursou em nome dos formandos e destacou o tripé estrutura física, tecnologia e cuidado com o paciente como um dos diferenciais do Hospital Santa Rosa. “Nosso papel é honrar o juramento à medicina, salvar vidas e visar sempre o melhor cuidado ao paciente. Agindo dessa forma, estaremos no caminho certo. Agradeço a todos os ensinamentos adquiridos junto aos preceptores e espero que possamos nos espelhar sempre nesses mestres”, agradeceu Ronan.

Estiveram presentes também na cerimônia o diretor clínico e coordenador da Residência Médica em cirurgia geral, José Carlos Costa Marques, os coordenadores das residências em anestesiologia, Fernanda Stephan Caporossi; em cardiologia, Leandro Mandaloufas; em clínica médica, Eloisa Kolh Pinheiro; em ecocardiografia, Marcos Thadeu Tenuta Junior; em neurocirurgia, Luciano França; e em radiologia e diagnóstico por imagem, Eder dos Santos Veggi.

Ao final do evento, foram realizadas homenagens a médicos e colaboradores do hospital.

Da Assessoria