Wellington quer Comissão no Senado para ajudar Petrópolis

Fagundes pediu criação de comissão externa do Senado e abertura de orçamento específico para reduzir estragos, realizar buscas e apoiar governo e prefeituras do RJ

Para mitigar a tragédia decorrente das tempestades que causaram, até agora, mais de 100 mortos e cerca de 130 desaparecidos em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o senador Wellington Fagundes (presidente do Partido Liberal em Mato Grosso) sugeriu nesta quarta-feira, 16, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a instalação de uma comissão externa visando fortalecer o trabalho de equipes de resgate e voluntários, e o remanejamento de um Orçamento específico para a causa.

Ao indicar para compor a comissão os senadores Carlos Portinho, Flávio Bolsonaro e Romário – todos do PL –, Wellington destacou que tal mobilização permitirá ajudar, com recursos orçamentários, a atuação do governador Cláudio Castro, do prefeito do município e dos senadores cariocas, na medida em que o Parlamento se coloca à disposição. O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está de acordo com a criação do colegiado.

“O presidente Bolsonaro, todos esses senadores e o próprio governador Cláudio Castro são do meu partido – o Partido Liberal –, o que significa que o PL tem uma responsabilidade maior ainda por conta da sua ligação muito forte com o Estado do Rio”, destacou.

Segundo Wellington, a presença do poder público e a união política ajudarão os bombeiros e a Defesa Civil do Estado a agirem de forma mais célere e ainda mais eficaz. Cerca de 500 militares e demais membros da Defesa Civil trabalham na busca dos desaparecidos, e, como consequência desses esforços, já foram resgatadas mais de 20 pessoas – além de inúmeros animais – com vida.

O presidente do senado reconheceu a necessidade de atenção especial do Parlamento aos moradores de Petrópolis. “Como Vsa. Exa. bem citou, é importante essa comissão externa e a priorização em relação ao Orçamento deste ano para que a cidade seja reconstruída. Agradeço a vossa excelência e será dado andamento nessa sugestão”, garantiu Rodrigo Pacheco.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta, permanece muito alta a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na Região Serrana do Rio, especialmente em Petrópolis. E que, ainda de acordo com o Cemaden, estes fatores indicam um elevado nível de umidade do solo que pode favorecer a ocorrência de deslizamentos de terra mesmo na ausência de chuva.

Da assessoria