Ministro garante a Wellington R$ 41 milhões para Educação Superior e ensino profissionalizante de MT

Serão beneficiadas as universidades de Mato Grosso e de Rondonópolis além do IFMT. Senador foi relator do orçamento do MEC para este ano

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, assegurou ao senador Wellington Fagundes (PL-MT) nesta quarta-feira, 23, que destinará R$ 41 milhões do MEC para conclusão de obras inacabadas e início de novos empreendimentos na Universidade Federal de Mato Grosso, na Universidade Federal de Rondonópolis e no Instituto Federal de Mato Grosso. A garantia foi dada durante audiência com os reitores das instituições: Evandro Souza (UFMT), Júlio César (IFMT) e Analy Polizel (UFR).

Relator do Orçamento da União deste ano para a Educação, Wellington conta que, na UFMT, os recursos darão andamento a obras em Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. Valores que, segundo o reitor Evandro Souza, vão ao encontro das necessidades de toda a comunidade Universitária. “São melhores condições de trabalho e estudo, abrindo também espaço para que a universidade tenha um relacionamento melhor com a comunidade, através do ambiente adequado, com equipamentos adequados” comemorou o reitor.

Para o senador, a liberação de tantos recursos representa um ganho muito grande para o Estado, que teve alto índice de produtividade e, segundo ele, cresce a cada dia, necessitando de profissionais capacitados, novos professores e emprego. “Esses investimentos certamente vão alavancar o desenvolvimento do Estado e a qualidade de vida para o aluno, o professor, o técnico, e até mesmo os familiares destas pessoas, em todas as regiões beneficiadas”, garantiu Wellington.

O reitor Júlio César, do IFMT, conta que a instituição é um dos maiores institutos federais do país, em número de unidades, estudantes e em orçamento, mas que também tem muitos desafios. “O senador Wellington tem abraçado cada um deles, e graças a isso tem acontecido muita coisa boa no IFMT. Os projetos do CVT (Centro Vocacional e Tecnológico do Cerrado) sendo implantados em vários municípios de Mato Grosso, obras que estavam paralisadas há muitos anos estão sendo retomadas e laboratórios de tecnologia sendo implementados”, destacou o reitor.

Segundo ele, com o apoio de Wellington, consegue-se dar as respostas que a comunidade precisa em um curto espaço de tempo, graças também ao prestígio que o senador tem junto ao Governo Federal.

O ministro garantiu a Wellington que também direcionará recursos para a construção do Bloco Administrativo da Federal de Rondonópolis - que atualmente tem funcionado em salas de aula da própria universidade. Cabe lembrar que Wellington foi o maior articulador pela criação da UFR e hoje busca o pleno funcionamento da universidade por meio da abertura de orçamento que permitirá contratação de pessoal e do encaminhamento de emendas para infraestrutura do campus.

INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - A reitora Analy Polizel conta que, com o apoio do senador Wellington, foi garantida à UFR, pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a implantação de 6 polos da Universidade Aberta do Brasil, onde serão oferecidas especializações em Português e Matemática, beneficiando a formação e capacitação de professores que atuam no ensino básico.

“Nós já estávamos incentivando os professores da educação básica, votando aquele piso salarial da Educação Básica; e agora demos, através da universidade, condições para que eles se capacitem e sejam melhores professores”, afirmou o ministro Milton Ribeiro.

Da Assessoria