Futebol americano no Brasil traz novas oportunidades para adeptos do esporte

Com o retorno dos treinos e do campeonato de futebol americano no Brasil, a modalidade tem conseguido trazer novas oportunidades para crianças, jovens e adultos em todo o país. Os times, juntamente com a Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA), têm firmado parcerias para o futuro do esporte dentro e fora do território nacional.

Pela liga, a parceria firmada com a European League of Football (Liga Europeia de Futebol Americano, em tradução livre) vai oportunizar o desenvolvimento do esporte, com o interesse comum de intercâmbio entre jogadores, treinadores e até árbitros para atuar em ambas as ligas.

O diretor de Comunicação da Liga BFA, Haim Ferreira, disse que as oportunidades são imensas, tanto para homens quanto para mulheres. “São 44 times entre masculinos e femininos, inclusive, com alguns deles tendo grande potencial de profissionalização. Este processo também já ocorre para alguns treinadores do país, que já são profissionais remunerados”.

Uma das ações realizadas pelo time da capital mato-grossense, o Cuiabá Arsenal, e que busca dar novas oportunidades a seus atletas foi a vinda do head coach, Dennis Prants, para a equipe. Com mais de 30 anos de experiência no esporte, o catarinense de Joinville já conseguiu moldar atletas para atuar em outras regiões do mundo. “O trabalho é árduo, requer dedicação e muita força de vontade, mas é recompensador. No final, eles veem que vale a pena”.

Para o presidente do time, Denevaldo Júnior, essa e outras ações estão sendo desenvolvidas em prol do esporte e oportunizam novas chances de as pessoas mudarem de vida. “O futebol americano no Brasil tem se profissionalizado e isso se reflete em oportunidades para atletas do time de alcançarem seus sonhos e se tornarem jogadores profissionais”.

Ele lembra, ainda, de jogadores que foram formados pelo time da capital ou que passaram pela equipe, conseguindo notoriedade e condições para jogar fora do país. “Temos grandes exemplos de atletas, como o Wesley Jardim, Luís Constantino e o mais conhecido Durval Queiroz, que conquistaram seus espaços dentro do time e receberam a oportunidade de jogar nos Estados Unidos”.

Na parte de formação de novos atletas, o Cuiabá Arsenal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), busca completar recursos para projetos de formação e de estruturação da equipe, com profissionais que poderão desenvolver o elenco do time, da base até o time principal.

Além disso, o time também realiza eventos e projetos para captação de novos atletas na capital e região. Uma delas vem por meio de escolinhas de futebol americano, onde as crianças podem participar gratuitamente, e através de seletivas, o famoso tryout, onde os atletas que mais bem condicionados têm a chance de participar de um dos melhores programas de futebol americano da América do Sul.

Todas as ações já realizadas contam com o apoio de parceiros e patrocinadores do Cuiabá Arsenal, entre eles estão a Bom Futuro, Ligraf, Cervejaria Louvada, Plastibras, Bodytech Goiabeiras, Movido Açaí, Pizzaiola, RDanillo, Grupo Emal, Armura Representações e Barbearia Hooligans.

Fonte; Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa e Comunicação