TCU promove capacitação para os municípios de Mato Grosso

O papel dos conselhos municipais de políticas públicas, será debatido pelo Tribunal de Contas da União, através do diálogo público, participação cidadã, encontro a ser realizado no próximo dia 05 de maio, das 10h até 12h30, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TCU no Youtube.

O programa TCU+Cidades, que integra várias ações que visam a atuação pedagógica e orientativa do Tribunal junto aos municípios brasileiros. A meta é capacitar e contribuir com a qualificação dos gestores municipais, além de trabalhar na prevenção das falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos.

Durante o encontro, especialistas vão discutir a importância do controle social de políticas públicas e a atuação dos conselhos municipais. Os participantes poderão enviar perguntas por meio do chat do evento do Tribunal de Contas da União.

O encontro oferecerá uma extensa programação com temas relevantes, como:

Aa participação cidadã e o controle social das políticas públicas; a importância de uma atuação sistêmica, a ser apresentado por Nicola Khoury, secretário geral adjunto de Controle Externo do TCU.

Cidadania em ação: a atuação dos conselhos na promoção da transparência e da efetividade das políticas públicas, por Ney da Nóbrega Ribas, Gestor da Força Tarefa Cidadã e Presidente do Observatório Social do Brasil em Curitiba

Ser conselheiro, propósito, engajamento e territorialidade, por Marco Antônio Teixeira, que é Procurador de Justiça do Paraná e coordenador do CAOP Saúde.

O talkshow, na prática e como se faz, além de saúde, por Rangel da Silva, que é presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná.

O tema educação, por Marcelo Colonato, presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de São Paulo e Coordenador Geral do Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar. O tema também será debatido por Darli Zunino, diretora de Formação da Uncme nacional. Já a moderação por Janaina Chiaradia, jurista, professora e escritora.


Fonte: Portal AMM