Aula show ensina receitas e cortes nobres da carne suína

A qualificação será realizada pelo Senac-MT para atender a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na capacitação de 30 profissionais de cozinha.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção de carne suína deve chegar a 4.850 milhões de toneladas neste ano, o que representa 4% a mais do que em 2021. Esse crescimento se deve principalmente ao valor acessível comparado à carne bovina. Além disso, a carne suína apresenta menos níveis de gordura, se destacando como uma opção mais magra e nutritiva aos consumidores.

Visando atender a esse mercado em ascensão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) realizará, na próxima segunda-feira (09), um curso para atender a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na capacitação de uma equipe de 30 profissionais de cozinha para apresentação de cortes nobres e preparação de suínos.

O curso, que ocorrerá na unidade de Cuiabá, será realizado no formato de aula ‘show’, com processos de execução das receitas até a finalização. Entre os pratos que serão elaborados estão: porchetta com geleia de pimenta, costelinha com arroz caldoso e picanha com geleia de bacon.

“As receitas foram elaboradas com a intenção de agregar conhecimento do início ao final da capacitação. A porchetta, por exemplo, é uma das preparações que levam mais tempo para ser feita, em torno de duas horas, e o formato de aula é justamente para otimizar o tempo com os alunos”, explica a analista em Gastronomia do Senac-MT, Mônica Fernandes Ferreira.

Festival Brasil Sabor

A ação faz parte do Festival Brasil Sabor, promovido pela Abrasel, que tem como finalidade valorizar a gastronomia brasileira, estimulando os restaurantes a criarem novas receitas utilizando técnicas de preparo e ingredientes locais. Neste ano, o festival chega a sua 16ª edição e, pela primeira vez, em formato híbrido: com os pratos servidos nos restaurantes e também no delivery.

As atividades deste ano vão até o dia 25 de maio. Ao todo, 13 estados, tendo a participação de 82 municípios participam do festival, envolvendo 901 restaurantes brasileiros. “O Senac-MT é um grande parceiro da Abrasel, e a ideia dessas oficinas é justamente levar conhecimento e estimular a criatividade dos profissionais que atuam em bares e restaurantes de todo o país”, destaca a presidente da Abrasel-MT, Lorenna Bezerra.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Andréia Sversut - Coordenadora de Comunicação da Fecomércio-MT