Novo trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa é contemplado com lâmpadas de LED

Com esse trabalho, todo perímetro urbano da via passa a ser composto pela nova iluminação

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) iniciou nesta semana a instalação de mais de 100 luminárias de LED e substituição de 10 postes danificados por acidentes de trânsito na Avenida Fernando Corrêa da Costa. A ação faz parte do planejamento de modernização do sistema de iluminação pública da Capital.

A intervenção ocorre no trecho situado entre o viaduto de acesso à Rodovia Palmiro Paes de Barros e o Complexo Viário Walter Rabello, conhecido popularmente como Trincheira do Tijucal. O trabalho consiste na troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED de 200 watts de potência.

Esse processo de melhoria na iluminação pública da Fernando Corrêa da Costa teve início em 2020 e, desde então, vem evoluindo gradativamente. Com a conclusão da atividade no novo trecho da via, a gestão Emanuel Pinheiro contempla toda a extensão situada no perímetro urbano com lâmpadas de LED.

“A modernização do parque de iluminação pública de Cuiabá é uma ação que ganhou a devida atenção na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Desde 2017, a instalação das lâmpadas de LED ocorre de forma contínua e estamos dando continuidade nisso. Por sua importância, a Fernando Corrêa da Costa não poderia ficar fora desse projeto”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

AÇÃO CONTÍNUA

Esse trabalho vem evoluindo, gradativamente, na atual gestão do Município e, em 2021, alcançou a importante marca de aproximadamente 9,5 mil luminárias instaladas nas vias da cidade. O número representa cerca de 10,5% do total de lâmpadas do parque de iluminação pública de Cuiabá, que é composto por mais de 90 mil.

Além de vantagens como eficiência elevada na claridade do ambiente, economicidade durante o funcionamento, e durabilidade maior em relação aos modelos incandescentes e fluorescentes, a instalação das lâmpadas de LED também atende a política de sustentabilidade, defendida pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

“Por não possuir substâncias tóxicas em sua composição, as LEDs não emitem poluentes e também podem ser recicladas. Esse é mais um fator que nos leva a continuar com essa modernização. Sendo assim, conforme o orçamento disponível, vamos continuar com esse processo nas grandes vias”, pontua Júnior Leite.

Fonte: BRUNO VICENTE - Assessoria de Imprensa