Presidente da Fecomércio-MT participa de congresso sobre cidades inteligentes em SP


O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, participou nesta quinta-feira (26), em São Paulo, de uma mesa de debates durante da 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress, sobre cidades inteligentes e comércio integrado. O evento, que ocorre entre os dias 24 e 26 de maio, tem a finalidade de trocar de ideias, visões e soluções transformadoras para consolidar a infraestrutura digital nas cidades brasileiras.

O congresso reuniu empresas, startups, especialistas e representantes do poder público para gerar diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no país.

Wenceslau Júnior destacou no debate os avanços tecnológicos que o período pandêmico da Covid-19 trouxe para as empresas. “O mundo passou por transformações significativas, forçando as empresas a avançarem tecnologicamente. O que precisa haver concomitantemente a isso é a preservação do meio ambiente, contribuindo, assim, com o desenvolvimento econômico e sustentável das empresas”.

No mundo, as smart cities vêm ganhando destaque por buscarem a integração entre os setores públicos e privados com a finalidade de tornar as cidades mais seguras e proporcionar melhor qualidade de vida para a comunidade.

O presidente da federação destacou, ainda, que o crescimento econômico das empresas e, consequentemente, das cidades devem ser pautadas na sustentabilidade. “O desenvolvimento econômico e social dentro de uma determinada região deve ter o alinhamento de toda a cadeia produtiva, tanto da iniciativa privada quanto pública, aprimorando desde o transporte, lazer, comércio e serviços, indústria e agro, com os cuidados ambientais”.

O evento destacou as ações que podem ser implantadas pelo setor do comércio, como o uso consciente de recursos naturais com técnicas modernas de controle e reutilização, promoção de novos empreendimentos e modelos de negócios, digitalização de processos, entre outros.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa Fecomércio-MT