Verde Novo arboriza nova Avenida de Cuiabá com colaboração de servidores do IBGE

O Projeto Verde Novo está presente na arborização da capital mato-grossense tanto em áreas que precisam de mais árvores quanto em locais novos da paisagem urbana, como é o caso da Avenida Itamar Marcondes Filho, que está em construção na região do Coxipó.

Voluntários do projeto, juntamente com servidores do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), vereadores, secretários e representantes do Executivo Municipal estiveram no local na manhã de sábado (21), plantando mais de 400 árvores nativas na avenida.

“Além de ser uma obra bonita de mobilidade, temos que nos preocupar com a questão da sustentabilidade, em termos avenidas arborizadas. O asfalto dá sua trafegabilidade, mas o que embeleza uma avenida são as árvores, a grama, as flores. Não devemos perder isso de vista. Quando temos uma cidade bonita, arborizada, melhora inclusive nossa autoestima, passamos a ter mais amor ainda pela cidade”, afirmou o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, que participou da ação.

A avenida possui cerca de um quilômetro de comprimento, com pista dupla, iluminação em LED e calçadas, interligando os bairros Maria de Lourdes, Jardim Imperial, Belvedere I e II à Avenida Itália, próximo ao Parque Tia Nair. A previsão de inauguração é no dia 6 de junho.

Para realizar a força-tarefa, além das parcerias já estabelecidas, o projeto Verde Novo contou com a colaboração de cerca de 40 recenseadores e servidores do IBGE, que colocaram a mão na terra e transformaram o panorama da nova avenida.

“A diretoria do IBGE Mato Grosso está dando o exemplo do nosso amor por Cuiabá e agradecimento à prefeitura pela parceria. Nesse momento, oferecemos nosso trabalho voluntário, que é muito simbólico e significativo”, destacou a diretora regional do IBGE, Millane Chaves.

Conforme ressaltado pela diretora, o Censo 2022 já está em operação e inicia a coleta de informações da população de Cuiabá no dia 1º de agosto, com previsão de finalização para o mês de novembro.

Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.


Fonte: Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT