Juizado Ambiental encerra a semana do meio ambiente com blitz educativa

A blitz educativa e distribuição de mudas de árvores, na manhã de sábado (04 de junho), atraiu pessoas que chegavam ao Parque Mãe Bonifácia para a caminhada e práticas esportivas. Pitomba, acerola, jabuticaba, amora, bacupari, ipê rosa e ipê branco eram as espécies mais procuradas. A empresária Maria Cristina Sauer, do ramo de alimentação, parabenizou a ação do Juizado Especial Volante Ambiente (Juvam) de Cuiabá através do projeto Verde Novo.

Na visão dela, como também da educadora física Jéssica Oliveira da Silva, a doação de mudas frutíferas e nativas é uma forma de conscientizar a população para a necessidade de contribuir com a arborização da cidade. “Faço um trabalho de sensibilização com meus alunos sobre questões ambientais, e tem dado resultado”, disse a professora Jéssica Oliveira, acrescentando que é de extrema importância o Verde Novo desenvolvido pelo Judiciário mato-grossense.

A advogada Fabiola Rosa levou duas mudas e saiu contente, porque entende que “quanto mais árvores plantadas melhor será para a cidade, de forma geral, e, consequentemente, contribuirá para a preservação do meio ambiente”. Fabíola Rosa assinalou que obras urbanas, entre 2010 e 2014, como a via para a construção da estrutura para a instalação de um modal urbano entre Cuiabá e Várzea Grande, retiraram muitas árvores das duas cidades, e agora é preciso fazer uma compensação. “Então, é preciso replantar em outros cantos para termos um equilíbrio ambiental e natural”, destacou a advogada.

A empresária Muriel Torres ficou feliz com as mudas de ipê roxo e jabuticaba. “Nossa, que fantástico! Ganhei um presente valioso. Preservar a natureza é ter consciência e cidadania”, assinalou, informando que uma das responsabilidades dela, que gosta muito de plantas, é ajudar a conservar o meio ambiente.

O assessor do Juvam e representante do Verde Novo, Sergio Savioli, avaliou como relevante a blitz educativa no parque, justamente porque “essa foi mais uma maneira de alcançarmos nosso público, que é a população cuiabana em geral, cumprindo uma das diretrizes do Verde Novo no sentido de oportunizar o plantio e a conscientização ambiental às pessoas”.

Savioli frisou que arborização está ligada ao bem estar, à saúde pública, a melhoria da qualidade de vida da população, e, por isso, o Juvam, por meio do Verde Novo, procura fazer essa movimentação em diversos locais da Capital.

Durante a semana do meio ambiente, que antecedeu a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no domingo 05 de junho, o Juvam, com o Verde Novo, realizou intervenções ambientais em diversos pontos, além do Parque Mãe Bonifácia, como em shoppings centers, avenidas e em escolas da cidade, com plantio e distribuição de mudas de árvores e educação ambiental.

Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.

#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto 1 - horizontal colorida, mulher com camiseta verde oliva recebendo muda de árvore de policiais ambientais. A mulher está acompanhada de uma menina com abrido de malha rosa e de um rapaz com camiseta preta. Foto 2 - horizontal colorida, educadora física Jéssica Oliveira, com blusa branca com detalhes em preto, segura muda de árvore. Foto 3 - horizontal colorida, caixotes de madeira com mudas de bacupari, goiaba e pitomba.


Fonte: Álvaro Marinho/Foto: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT