Educação 5.0 é tema do ‘1° Congresso de Educação’ do Sistema Fecomércio-MT

Você já ouviu falar da Educação 5.0? Essa denominação, que consiste na união dos mais modernos conhecimentos digitais e tecnológicos às habilidades humanas e socioemocionais para o bem-estar, será o tema principal do ‘1º Congresso de Educação’, nos dias 14 e 15 de julho. O evento é promovido pelo Sesc e Senac Mato Grosso, entidades que compõem o Sistema Fecomércio-MT. As inscrições iniciam nesta terça-feira (14.06), nos sites das entidades realizadoras.

O diretor regional do Sesc e Senac Mato Grosso, Carlos Rissato, explica que, como o próprio nome sugere, a Educação 5.0 é a progressão natural da 4.0, método que colocava a tecnologia como destaque no aprendizado dos alunos. Para ele, a nova estrutura entende que existem habilidades interpessoais e socioemocionais, as denominadas ‘soft skills’, que são tão importantes para o desenvolvimento e desempenho social dos alunos.

“No universo da Educação 5.0, os estudantes aprendem mais do que as habilidades que envolvem a tecnologia e o mercado de trabalho. Esses elementos complementam-se com ações visando buscar soluções criativas para que se tornem cidadãos mais humanos, conscientes e produtivos”, explica o diretor regional das entidades.

Segundo ele, diante desse cenário, professores e profissionais da área de educação precisam se adaptar para trabalhar a Educação 5.0 nas aulas e nas atividades desenvolvidas com os alunos. “O congresso vem justamente para discutir essa nova etapa para que cada vez mais a educação seja integral e completa, proporcionando mudanças significativas na sociedade”.

O evento é destinado a professores e diretores de escolas públicas e privadas, além de empresários da educação. As palestras serão apresentadas por profissionais que possuem reconhecimento internacional na área. São eles: Débora Garofalo, mestra em Educação; Lilian Bacich, doutora em Psicologia Escolar; Vinícius Gusmão, cofundador e CEO da Startup MedRoom; Rodrigo Hubner Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes e Marcos Meier, psicólogo e escritor.

Durante a programação, os participantes terão a possibilidade de conhecer diversos produtos e serviços por meio de exposição, oficinas, painéis de entrevistas, discussões e bate-papos. O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal. Para se inscrever, os interessados devem acessar um dos sites do Sistema Comércio do estado: www.fecomerciomt.org.br , www.mt.senac.br e www.sescmt.com.br .

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Andréia Sversut - Coordenadora de Comunicação da Fecomércio-MT