ECONOMIA - Hospital em Cuiabá recebe certificação internacional pelo uso de energia renovável

O Hospital São Mateus, em Cuiabá, recebeu a certificação internacional I-REC que atesta consumo de energia renovável. Ao todo, sete hospitais do grupo Kora, do qual o hospital faz parte, receberam o reconhecimento.

“É um certificado internacional de energia com fontes renováveis. Temos um contrato junto à EDP Energia Livre, e a energia que utilizamos do fornecedor é de fontes renováveis, como eólica e solar, que não contaminam o meio ambiente”, explica José Francisco da Silva, que é gerente corporativo de Engenharia e Manutenção do Grupo Kora.

Com o consumo de energia renovável, o Hospital São Mateus conseguiu economizar 26,8% se comparado ao que gastaria na compra de energia convencional. Em 2021, o Hospital gastou R$ 722 mil a menos com o sistema.

No Grupo Kora, a economia total, considerando o consumo dos sete hospitais certificados, foi de 26,6%, somando R$ 6,9 milhões economizados.

“O uso da energia renovável é um ganho duplo, tanto econômico quanto ambiental, já que o uso de fontes renováveis é um meio que vem se consolidando no mercado e proporcionando soluções importantes para os hospitais”, reforça Marilda Venzel, diretora-geral do Hospital São Mateus.

Fonte: Redação ZF Press