Judiciário realiza 371 audiências do Projeto Pauta Concentrada dos juizados de Cuiabá e V. Grande

Durante esta semana, entre os dias 20 e 24, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais (Cejusc) de Cuiabá e Várzea Grande realizam 371 audiências do Projeto Pauta Concentrada com a empresa Energisa. São 255 casos de Cuiabá e 116 de Várzea Grande. A expectativa é elevar ainda mais o percentual de acordos que já aumentou de 5% para 20% desde o início do Projeto.

O projeto é um modelo adotado nas conciliações dos juizados especiais desde 2021 na Justiça estadual e envolve as principais demandadas na Justiça, a exemplo das empresas de telefonia, bancos, construtoras, concessionárias de energia, água etc. que estejam dispostas a fazer uma proposta ao consumidor, para abreviar o trâmite processual.

O objetivo é por fim às audiências de conciliação pro forma (por pura formalidade), nas quais as partes comparecem, mas não apresentam nenhuma proposta de acordo. Para isso na Pauta Concentrada as audiências de conciliação são agendadas para a última semana no mês, concentrando a pauta e dando um tempo adequado para que os representantes das empresa estudem o caso e compareçam à audiência com uma proposta. As audiências são virtuais (pela internet) e o tempo também foi ampliado para 20 minutos.

E para facilitar ainda mais o acesso à Pauta Concentrada, o Poder Judiciário de Mato Grosso conta com uma nova ferramenta, que consiste no Portal Pauta Concentrada.

Idealizadora do projeto Pauta Concentrada, a juíza Viviane Brito Rebello, do Juizado Especial do Jardim Glória da Comarca de Várzea Grande e coordenadora do Cejusc Cuiabá explica que “a ideia é tornar o mais fácil possível a participação das partes nas audiências virtuais. Então, temos dois projetos, o Portal da Pauta Concentrada onde as empresas já vem com propostas de acordo para negociar e o Portal de Audiências Virtuais que é para os casos que não estão na pauta concentrada. Já chegamos com possibilidade de acordo, saímos de uma média de 5% para 20% de acordo”.

Pauta Concentrada - Atualmente, participam do projeto a Energisa, Vivo/Telefônica e Banco do Brasil, mas a intenção é buscar a participação de outras empresas. Inicialmente, o projeto foi implantado nos Juizados Especiais de Cuiabá e Várzea, mas em razão do resultado positivo foi expandido para os Juizados Especiais de Rondonópolis, Sinop e Cáceres.

Na Pauta Concentrada, as audiências de uma mesma empresa são concentradas em um único período, previamente definido, otimizando o trabalho dos advogados e prepostos. Com o novo Portal, fica ainda mais ágil e fácil acessar as audiências, pois nele os links ficam disponíveis para serem consultados em cada sala.


Fonte: Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT