Abertura do ‘1º Congresso de Educação’ reúne cerca de 1,5 mil participantes


O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, realizou a abertura oficial do ‘1º Congresso de Educação’, que ocorreu no Centro de Eventos do Pantanal, na noite desta quinta-feira (14). O evento, totalmente gratuito e que encerra hoje (15), reúne cerca de 1,5 mil participantes, entre professores, diretores de escolas públicas e privadas, profissionais e empresários da área.

Na oportunidade, Wenceslau Júnior destacou preocupação diante de um dado apresentado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT) sobre a educação na região metropolita do estado. “Dos quase um milhão de habitantes que vivem em Cuiabá e Várzea Grande, menos de 18%, ou seja, apenas 180 mil pessoas têm a pretensão de investir em educação nos próximos dois anos”, informou.

Justamente para contribuir com os profissionais da educação diante das novas metodologias de ensino, o congresso foi idealizado e traz como tema a ‘Educação 5.0’, que consiste na união dos mais modernos conhecimentos digitais e tecnológicos, atreladas às habilidades humanas e socioemocionais no ambiente escolar.

Para a professora Gisa Rosa, que veio de Poxoréu (264 km da capital) para participar do congresso, o evento quer mostrar que o uso da tecnologia também pode colaborar na educação das crianças e jovens. “As crianças estão envolvidas nesse meio, principalmente durante o período pandêmico da Covid-19, onde eles precisaram se utilizar desses recursos digitais para continuar aprendendo”.

Já a monitora de desenvolvimento infantil, Carliani Cortela, destacou a realização das palestras envolvendo o uso da tecnologia às práticas pedagógicas. “A educação é uma fonte de conhecimento que nunca tem fim e estar participando desse congresso vai contribuir com as inovações que o mundo de hoje pode nos oferecer, para que possamos ensinar de acordo com as novas diretrizes da educação”.

No primeiro dia, o evento contou com uma palestra ministrada por uma das dez melhores professoras do mundo, a mestra em Educação, Débora Garofalo, que apresentou os caminhos para levar a essa educação.

Na oportunidade, Débora abordou a necessidade de avançar com a adoção de tecnologias dentro das escolas. “Precisamos acompanhar essas crianças e jovens que já estão inseridos no mundo tecnológico. Apesar de a pandemia do coronavírus acelerar o uso da tecnologia no ambiente escolar, ainda não evoluímos de forma satisfatória na competência dos professores. O Sistema Fecomércio em Mato Grosso, por meio do Sesc e Senac, está de parabéns pela realização deste congresso e por inserir este assunto aos docentes do estado”.

Nesta sexta-feira, estão sendo realizadas diversas atividades, como oficinas sobre robótica, metaverso, o novo ensino médio, educação inclusiva e gestão emocional. A palestra de encerramento, que será ministrado pelo psicólogo, professor, escritor e mestre em educação, Marcos Meier, abordará o tema "Gestão Emocional: O Papel Da Liderança No Desafio De Fazer Acontecer". Os congressistas receberão certificados, emitidos pelo Senac Mato Grosso, com a carga horária referente às atividades realizadas.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa Fecomércio-MT