Metaverso e novas tecnologias educacionais serão discutidas em oficinas no ‘1° Congresso de Educação’ do Sistema Fecomércio-MT

Na próxima semana, nos dias 14 e 15 de julho, o futuro do ensino e do mundo do trabalho entram em pauta com a realização do ‘1º Congresso de Educação’ do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc e do Senac Mato Grosso, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

As inscrições para o congresso são gratuitas e seguem abertas nos sites das entidades (Fecomércio-MT, Senac-MT e Sesc-MT). O Congresso é destinado a professores e diretores de escolas públicas e privadas, além dos demais profissionais e empresários da área de Educação.

Serão realizadas diversas oficinas durante o evento. Entre os temas estão ‘Aprendendo Cultura Maker’, ‘Uma invenção do futuro - Pirâmide Holográfica’, ‘Aprenda a Programar Brincando com a Robogarden’ e ‘Robô Desenhista’.

As inscrições para as oficinas ‘Inteligência Socioemocional na Educação’, do Instituto Signativo, que ocorrerá no dia 14 (quinta-feira), das 14h às 16h30, e ‘Metaverso descomplicado’, que será promovida no dia 15 (sexta-feira), das 8h às 10h, poderão ser feitas presencialmente, no dia de realização.

Tendo como eixo norteador a ‘Educação 5.0’, a programação inclui, além das oficinas, palestras e painel temático. O diretor regional do Sesc e do Senac-MT, Carlos Rissato, destaca a escolha minuciosa dos temas abordados de forma a contribuir para a formação e qualificação contínua dos profissionais da educação.

“A pandemia da Covid-19 foi disruptiva em todos os sentidos e em todas as áreas. Na educação, professores e estudantes tiveram que se adaptar rapidamente às mudanças, adotando e acelerando o uso das novas tecnologias educacionais”, explica o dirigente.

Segundo ele, a programação do congresso foi pensada para desenvolver a parte socioemocional dos participantes, em busca de soluções que melhorem a vida em sociedade, “tendo as tecnologias como aliadas, já que é disso que se trata a Educação 5.0”, pontua Rissato.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Andréia Sversut - Coordenadora de Comunicação da Fecomércio-MT