Presidente da Fecomércio-MT participa de novo evento da Agenda Institucional do Comércio

Em mais uma oportunidade, o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, voltou a participar, nesta terça-feira (12), da Agenda Institucional do Sistema Comércio, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. Dessa vez, o encontro foi com o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

O objetivo da agenda é entregar aos pré-candidatos à presidência República pautas que são consideradas prioritárias aos setores do comércio de bens, serviços e turismo. No primeiro encontro, realizado no mês passado, o documento foi entregue ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e a senadora Simone Tebet.

“Reforço em dizer que a Fecomércio-MT teve uma grande contribuição na realização desta agenda. A CNC tem feito um grande trabalho, trazendo os possíveis candidatos à presidente para conhecer as propostas e recomendações de políticas públicas que o setor terciário entende serem fundamentais para a economia do país”, destacou Wenceslau Júnior.

Durante a abertura do evento, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, disse que o Sistema Comércio estar aberto ao diálogo, que é a essência da democracia. “Queremos encontrar, por meio do diálogo, as melhores condições de superar os empasses que ainda nos impedem de alcançar um nível de desenvolvimento compatível com o potencial do Brasil”.

O documento traz propostas e recomendações de políticas públicas, divididas em macrotemas, tais como: legislações empresarial, tributária, trabalhista, do consumidor e sindical; normatização comercial, acesso ao crédito, infraestrutura, poder público e micro e pequenas empresas (MPEs).

Reunião da Diretoria

O presidente da federação também participou da 6ª Reunião da Diretoria da CNC, realizada na capital federal. O encontro presidido por Tadros pautou, entre vários assuntos, a chegada do 5G no Brasil e o impacto no terceiro setor.

O tema foi abordado pelo chefe da Divisão de Economia e Inovação da CNC, Guilherme Mercês, que destacou o advento do ‘figital’, isto é, a união do físico com o digital, na sociedade. “A internet 5G irá gerar um aumento de R$ 130 bilhões na economia brasileira, devido ao surgimento de novos negócios e ao aprimoramento dos setores existentes. Será um grande movimento, o qual vai criar, em média, 70 mil empregos na área de tecnologia”, afirmou Mercês.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa da Fecomércio-MT