Hospital Municipal de Cuiabá recebe visita técnica do Projeto Lean nas emergências com equipe do Sírio-Libanês

HMC é o único hospital de Mato Grosso selecionado para o Projeto Nacional.

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” recebeu, nos dias 6 e 7 de julho, a visita técnica do Projeto Lean nas emergências com a equipe do Sírio-Libanês. Esse foi o primeiro encontro presencial para tratar sobre as ferramentas de melhorias a serem implementadas na unidade hospitalar.

A diretoria do HMC realizou uma reunião de alinhamento com a equipe do Sírio-Libanês. Para Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o HMC, pontua que a seleção do Hospital Municipal de Cuiabá para a execução do projeto demonstra a credibilidade da unidade no país.

“O Projeto Lean nas emergências é o terceiro projeto nacional desenvolvido no HMC, graças à seriedade da gestão Emanuel Pinheiro que criou um dos maiores e mais modernos hospitais públicos, com infraestrutura necessária, e profissionais dedicados para melhor atender os usuários do SUS”, revelou.

Segundo Paulo Rós, as expectativas com a execução do projeto no HMC é a diminuição do tempo de espera no atendimento, aumento do giro de leitos, engajamento da equipe, mais qualidade nos serviços prestados, redução do tempo de permanência entre outros benefícios.

O objetivo do projeto Lean é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos por meio do uso da metodologia Lean. Essa metodologia visa melhorar a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos. Baseada em tempo e valor, para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

Segundo o médico consultor do Sírio-Libanês, Paulo Roberto, a visita técnica foi importante para apresentar o projeto e realizar o diagnóstico inicial da urgência e emergência do HMC. “Verificamos detalhes do funcionamento e os indicadores. Discutimos sobre o plano de ação, com a ferramenta inicial a ser coloca em prática, denominada 5 s, ferramenta esta baseada nos sensos (separar, organizar, limpar, padronizar e preservar)”, destacou.

O especialista de processos do Sírio-Libanês, Rodolfo Durante, explicou que, em cada visita técnica será apresentada uma nova ferramenta até o fim do ciclo, que se encerra no mês de novembro de 2022. “Além das visitas técnicas, faremos o acompanhamento de maneira remota, do desempenho da equipe do HMC”, pontuou.

Muriel Alencar, do Núcleo de Gestão da Qualidade Hospitalar do HMC é o focal point do projeto. Ele destacou que as equipes estão engajadas e conta ainda com o apoio da direção do hospital para a execução do projeto. “A princípio, estamos na fase de criação do comitê para acompanhar o desenvolvimento do plano de ação na urgência e emergência. Na 1° visita técnica foram catalogados 54 pontos de cuidado no setor. A aceitação das equipes é bem positiva, acredito que todos conseguirão implementar as ferramentas de forma correta para melhoria do atendimento”, ressaltou.

O HMC é o único hospital de Mato Grosso selecionado para o Projeto Nacional Lean nas emergências. A unidade cumpriu todos os critérios de elegibilidade e faz parte do 6º ciclo. A segunda visita técnica do Projeto Lean nas emergências com a equipe do Sírio-Libanês está prevista para os dias 20 e 21 de julho.

O projeto nacional Lean nas Emergências integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), por meio do Ministério da Saúde, em parceria com os Hospitais Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa e Moinhos de Vento – HMV. Ao todo 39 hospitais do país foram selecionados.

Fonte: CRISTIANE GUERREIRO - Assessoria de Imprensa