Setores do Turismo crescem, mas profissionais carecem de qualificação

Senac-MT inicia qualificação de garçons e camareiras, em Cuiabá

As duas turmas totalizam quase 50 vagas gratuitas para trabalhadores de bares, restaurantes, hotéis e pousadas da capital e de cidades vizinhas.

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), deu início aos cursos de Aperfeiçoamento para Garçons e Garçonetes e para Camareiras em Meios de Hospedagem, no Centro de Educação Profissional (CEP), em Cuiabá.

As duas turmas totalizam quase 50 vagas que foram oferecidas gratuitamente pelo Senac-MT aos trabalhadores de bares, restaurantes, hotéis e pousadas da capital e de cidades vizinhas, como Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.

De acordo com o diretor regional do Senac-MT, Carlos Rissato, os cursos foram estruturados a partir de uma demanda identificada pela instituição junto ao empresariado dos setores de turismo e hospitalidade, durante o Fórum Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2022), realizado pela Fecomércio-MT, em junho deste ano.

“Esses setores foram um dos mais atingidos durante a pandemia e estão encontrando aos poucos sua rota de crescimento. Só em 2021, por exemplo, o setor de turismo foi responsável pela abertura de 16,7 mil novas empresas em Mato Grosso, gerando abertura de novos postos de trabalho e grande necessidade de profissionais qualificados”, destaca Rissato.

A formação, com cargas horárias totais de 40 horas-aula para os garçons e garçonetes e 16 horas-aula para camareiras, está sendo conduzida pela instrutora do Senac-MT, Érika Corrêa da Costa, pós-graduada em Gestão Hoteleira.

Ela explica que a maioria dos alunos já atua há certo tempo na área, mas sem uma formação específica. “O conteúdo programático abordará, entre outros tópicos, o desenvolvimento das competências e habilidades técnicas dos profissionais, como atendimento, cuidados e higiene, manipulação de alimentos, harmonização de bebidas, além da comunicação, a relação interpessoal e o trabalho em equipe”, elenca a instrutora.

Há 20 anos exercendo a função de garçom em Cuiabá, Eduardo Magalhães, 40 anos, espera aprimorar os conhecimentos que já possui e “ficar atualizado na área para o mercado de trabalho”.

Para a auxiliar de cozinha e atendente Michely de Souza, de 27 anos, que atua em Chapada dos Guimarães, o interesse pelo curso a ajudará, já que não tem muita experiência na área e a dificuldade de interagir com os clientes.

Por Maicon Oliveira - Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)