Cartão Sesc-MT: Benefício pode ser adquirido por recém-admitidos do comércio

Credencial tem validade em todo território nacional e pode ser feito on-line

Mato Grosso se destaca no Brasil como um estado pujante. Com a economia aquecida, as empresas crescem e, consequentemente, contratam mais pessoas. Prova disso é que Mato Grosso lidera o ranking de admissões em 2023, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nos setores de Serviços (302.740 contratações) e de Comércio (238.592 contratações).

O que muitos empresários e funcionários não sabem é que os recém-admitidos em empresas do comércio de bens, serviços e turismo podem ter direito aos benefícios do Cartão Sesc. Atualmente, no estado, são mais de 124 mil credenciais ativas, segundo a Central de Relacionamentos do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT).

Para sanar dúvidas dos colaboradores destas empresas e do público em geral a respeito do credenciamento, organizamos uma série de perguntas e respostas:

Como eu faço o Cartão Sesc?

Para se credenciar ou até mesmo renovar o Cartão Sesc, o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo pode acessar a página de credenciamento ou comparecer em uma de nossas Centrais de Relacionamento com o Cliente.

A validade do Cartão é de 24 meses, sendo necessário renovar o benefício depois desse período.

Quem pode fazer?

Podem adquirir o Cartão Sesc, gratuitamente, todas as pessoas que possuem vínculo empregatício (Carteira física ou digital - CTPS) com empresas privadas de comércio de bens, serviços e turismo. Exemplo: Supermercado, farmácia, hotel, restaurante, loja de comércio em geral, hospital, escola (particular), entre outras.

Empresas podem adquirir?

Empresas podem ser credenciadas e beneficiar seus funcionários com o Cartão Sesc, inclusive em cidades que não possuem unidades do Sesc-MT, já que o benefício é válido em todo o território nacional e aceito em diversos hotéis do país.

Para empresas, o credenciamento deve ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (65) 3611-0558.

E MEIs e/ou autônomos?

O Microempreendedor individual (MEI) que atua em algum dos ramos citados acima, pode solicitar o Cartão Sesc após se credenciar como empresário pela Fecomércio-MT. Para isso, é necessário entrar em contato pelo WhatsApp (65) 3648-1400. Nesse caso, os benefícios podem ser utilizados somente dentro do estado de Mato Grosso.

E quais os benefícios?

O Cartão Sesc possui diversos benefícios, entre eles:

Escola (da creche ao ensino médio);

Atendimento odontológico;

Restaurante (marmitas);

Academia (musculação, Pilates, hidroginástica, natação, esportes coletivos, beach tennis, entre outros);

Cultura (dança de salão, curso de desenho e pintura, teatro, entre outros);

Day use (lazer com piscina, recreação, jogos, restaurante, quadras e campos esportivos);

E Hotéis pelo Brasil, consulte a rede hoteleira onde o Cartão Sesc é aceito.

Como funciona para quem perdeu o emprego?

Caso o trabalhador se torne desempregado, ele ainda pode se credenciar e utilizar os serviços do Sesc-MT em até 24 meses, a partir da data em que o desligamento com a empresa foi registrado na carteira de trabalho.

E em caso de falecimento do titular?

Neste caso, os dependentes continuarão com seus direitos, desde que respeitados as regras e os limites de idade, quando houver. Deverão ser apresentados a certidão de óbito e a última carteira de trabalho do titular falecido, além do comprovante de rendimento do dependente (INSS/Pensão).

Agora, se atentem aos documentos necessários para o credenciamento:

TITULAR

- A empresa em que o trabalhador está vinculado deve se enquadrar no Plano Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), para análise é realizada consulta ao CNPJ, natureza jurídica e CNAE da empresa;

- Carteira de Trabalho (física ou digital), RG, CPF, comprovante de residência e foto atual;

- Último comprovante de rendimento.

Aposentado: carteira de trabalho (física ou digital) atualizada que comprove a condição de aposentado, carta de concessão de aposentadoria ou registro no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou cadastro no aplicativo do INSS disponibilizado pelo Governo Federal, além do último comprovante de remuneração ou extrato do benefício;

Desempregado: carteira de trabalho (física ou digital) atualizada com data de rescisão do contrato;

Estagiário do Sesc, Senac ou de empresa enquadrada no plano sindical da CNC: cópia do termo de compromisso ou carteira de trabalho (física ou digital).

DEPENDENTES

- O(A) dependente deve ter vínculo com o(a) titular de: filho(a), enteado(a) ou pessoa sob guarda, neto(a), irmão(a), avô, avó, pai, mãe, padrasto, madrasta, viúvo(a), cônjuge ou companheiro de união estável de qualquer gênero.

Filho(a), irmão(a) e/ou neto(a) até 20 anos: documento que comprove o parentesco com o titular;

Enteado(a) até 20 anos: certidão de casamento, declaração de união afetiva assinada pelos cônjuges com reconhecimento em cartório ou instrumento público de sociedade de fato do responsável com o titular;

Pessoa até 20 anos sob guarda do titular, definitiva ou provisória: documento emitido pelo Juizado da Infância e Juventude;

Filho(a), irmão (a), neto(a), enteado(a) ou pessoa sob guarda, entre 21 e 24 anos: nesse caso, entra como dependente apenas se for estudante, além da documentação citada acima, é necessário apresentar comprovante da condição de estudante;

Avô, avó, pai, mãe, padrasto, madrasta e/ou viúvo(a): documento que comprove a condição e o parentesco com o titular;

Cônjuge ou companheiro de união estável de qualquer gênero: Certidão de casamento civil ou religioso, declaração de união estável assinada pelos cônjuges com reconhecimento em cartório ou instrumento público de sociedade de fato.

Ficou com alguma dúvida? Não perca tempo e fale conosco on-line ou pelo telefone (65) 3611-0550, seja por ligação ou WhatsApp.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

SERVIÇO

Centrais de Relacionamento com o Cliente

Sesc Arsenal

Segunda das 09h às 18h | Terça a Sexta das 09h às 19h | O atendimento para pagamentos encerra 30 minutos antes do horário de fechamento da Central.

Endereço: Rua Treze de Junho s/n – Centro Sul, Cuiabá - MT.

(65) 3611-0550

Sesc Rondonópolis

Segunda a sexta das 07h às 20h30

Endereço: Alameda dos Cravos, s/n, Quadra 197, Bairro Colina Verde, Rondonópolis - MT.

(66) 3411-1450

Sesc Cáceres

Segunda a sexta das 07h30 às 11h30 – das 13h30 às 17h

Endereço: Rua da Membeca, s/n, Loteamento COC, Cáceres - MT

(65) 3223-6607

Sesc Poxoréu

Segunda a sexta das 7h às 11h – das 13h às 17h

Endereço: Rua Graciliano Ramos, s/n – Jardim Tropical, Poxoréu - MT

(66) 3436-2301

Sesc Alta Floresta

Segunda a sexta das 7h às 11h – das 13h às 17h

Endereço: Rua C3, s/n, Setor C., Alta Floresta – MT

(66) 3521-7211

Fonte: Laura Resende - Comunicação SESC-MT