HCFcom

Empreendedores contam como o Bulixo do Sesc Arsenal impactou suas vidas

Feira cultural e gastronômica é realizada às quintas-feiras e oferta delícias típicas e produtos feitos por artesãos regionais.

O Bulixo já é tradição entre a população cuiabana, o projeto realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) fomenta a culinária regional e economia criativa, além de proporcionar momentos e conexões inesquecíveis entre empreendedores e visitantes, cada um com suas histórias e bagagens.

Ivani de Brito, de 70 anos, é uma mulher surda oralizada e participa da feira cultural e gastronômica do Sesc Arsenal desde o início do projeto. Ela produz peças cheias de personalidade, que misturam técnicas de bordado e pintura, sem utilização de máquinas. Sua inspiração vem do coração e do seu dia a dia. “As minhas percepções são visuais, eu vejo e sinto as cores, mesmo que eu não ouça nada do mundo, a arte conversa facilmente com os meus sentimentos”, explica.

Devido sua condição, Ivani sai poucas vezes de casa e considera que o Bulixo a ajuda socializar. “Participar do Bulixo me faz sair da rotina, é um ponto de encontro entre pessoas de todas as idades. Eu encontro, revejo e crio conexões com pessoas que apreciam a minha arte”, conclui.

Já Maria Inês, de 59 anos, leva para o Sesc Arsenal, os sabores do suflê (bacalhau, camarão, brócolis e frango) e das 14 opções de recheios de suas empadas, entre elas escabeche de pintado, carne seca com banana e algumas opções doces como banana com canela e brigadeiro.

Maria Inês e seu marido Paulo, de 65 anos, vieram de Cáceres depois de uma crise forçá-los a fechar o negócio que tinham na área de farmácia. Em Cuiabá, eles tiveram que lidar com outras adversidades, Maria estava desempregada e Paulo sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). “Eu precisava trabalhar, mas não podia ficar fora de casa durante muito tempo, pois tinha que estar presente na recuperação dele”, conta Maria.

Ela fez alguns cursos na área gastronômica e conheceu o Bulixo através de uma amiga. Maria então apostou no suflê e nas empadas e pôde contar com a ajuda da família. “Minha filha me ajuda quando ela não está no trabalho, e o Paulo, mesmo com um pouco de dificuldade, me ajuda a picar verduras e embalar, eu coloco próximo dele e ele fica sentadinho na mesa me auxiliando”.

O Bulixo impactou a vida deles positivamente, Maria retomou o controle da vida financeira e pôde acompanhar de perto a recuperação de Paulo. “O Bulixo hoje é minha principal fonte de renda e proporcionou maior visibilidade para os meus produtos. Só tenho a agradecer”.

O Bulixo

A feira gastronômica e cultural do Sesc-MT é realizada no Sesc Arsenal, toda quinta-feira, a partir das 17h. Além dos produtos, o projeto oferece atrações para toda a família, como shows musicais, atividades recreativas e muita diversão para as crianças, de forma gratuita.

A diretora de produtos e serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo, considera que o projeto vai além de fomentar a economia. “Tanto os bulixeiros, quanto os visitantes relatam sobre histórias, amizades e momentos que vivenciaram no jardim do Sesc Arsenal, durante o Bulixo, e isso é muito gratificante. Conseguimos ver realmente o Sesc-MT fazendo parte da vida da população”, enfatiza.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Quinta-feira, 6 de junho de 2024

Fonte: Jardes Johnson - Comunicação SESC-MT