HCFcom

Projeto “Arte da Palavra” movimenta a literatura nas unidades do Sesc-MT

Circuito literário gratuito percorre Cuiabá, Rondonópolis e Alta Floresta até 14 de junho.

As unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) em Cuiabá (Arsenal) e Rondonópolis receberão artistas e autores de diferentes estados, que realizarão apresentações de literatura, debates e oficinas gratuitos com o objetivo de incentivar a prática de leitura e abrir espaço para novos autores. Além das unidades, as apresentações percorrem escolas dos municípios, incluindo Alta Floresta.

A coordenadora de cultura do Sesc-MT, Karla Mesquita, destaca a importância do projeto e de divulgar o trabalho de novos autores. “O projeto representa a pluralidade literária do nosso país e valoriza a produção nacional, além de criar conexões entre público, artistas e suas obras”, enfatiza.

Por meio do Circuito de Autores, o projeto promove um intercâmbio de vozes literárias. A programação conta com oficina de histórias em quadrinhos, ministrada pelo quadrinista e escritor Beto Nicácio (MA), oficina de contação de história em cordel, ministrada por Vagner Ribeiro (PI), debate de literatura com os autores Márcio Benjamin (RN), Isabor Quintiere (PB) Otávio Júnior (RJ) e Maria de Regino (GO), apresentação de literatura “Carimbó, Pau e Corda”, com os artistas Andressa Silva e Tanison Passos (RO), da Companhia Mana Cultural, e “O Pequenino Grão de Areia e outros contos”, com o contador de histórias, psicólogo, ator e artista plástico Luís Eduardo Ferreira (AC).

Enquanto Mato Grosso recebe artistas de outros estados, a escritora e produtora cultural Alicce Oliveira, que vive em Cuiabá há mais de 20 anos, percorre o país divulgando a oficina “criativando”, em que se constrói objetos sonoros para contar histórias. Ela já passou pelo Rio de Janeiro, Santa Catarina e, atualmente, está em Rondônia, e descreve a experiência como uma honra e um desafio. “A cada cidade é uma descoberta, é gratificante conhecer pessoas feitas de histórias e essas histórias reverberam na gente e vamos compartilhando cultura e histórias diferentes, é uma troca e eu estou amando”, descreve.

Alicce ainda tem outros estados para visitar até novembro, na sequência ela viaja para São Paulo, Goiás, Pará e Espírito Santo. E para quem está em Mato Grosso e quiser prestigiar o projeto, as apresentações no Sesc Arsenal, em Cuiabá, vão até o dia 8 de junho, já em Rondonópolis, o circuito permanece até o dia 10 de junho. Confira a programação completa aqui.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Quarta-feira, 5 de junho de 2024

Fonte: Jardes Johnson - Comunicação SESC-MT